Voltar
Notícias
22
nov
2005
(CONSTRUÇÃO CIVIL)
Resíduos industriais para construção de estradas
Pesquisadores mostram que os resíduos aumentam a estabilidade do solo e são mais resistentes à compressão, chegando a apresentar características superiores aos materiais utilizados tradicionalmente.
Segundo dados de 1995 da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, existem, no Brasil, 1,5 milhão de quilômetros de estradas de terra (vicinais), e 148.750 km de estradas pavimentadas pelos poderes públicos federais, estaduais e municipais, o que corresponde a 9% do total da rede.
Uma das principais causas para a pequena quantidade de estradas é a falta de solos com características apropriadas para a sua construção. Esse problema faz com que a busca por materiais alternativos para a construção rodoviária aumente.
Por isso, pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal de Ouro Preto resolveram analisar um desses materiais alternativos - o Grits, resíduo sólido industrial oriundo do processo de produção da celulose.
De acordo com artigo publicado na edição de julho/agosto de 2003 da Revista Árvore, "os resíduos industriais são agentes estabilizantes de baixo custo, pois estão prontamente disponíveis nas áreas onde são produzidos".
Na pesquisa, foram estudados os parâmetros de compactação e resistência à compressão simples para o Grits, que foi tratado termicamente nas temperaturas de 200, 300, 400, 500 e 600ºC, e aplicado a um solo característico de Viçosa (MG). As amostras de solo natural foram comparadas às amostras de solo com Grits.
Os pesquisadores constataram que o solo, em sua forma natural, é característico de materiais suscetíveis ao emprego em subleitos (terrenos de fundação de um pavimento) de estradas, com um comportamento de fraco a pobre.
Já o Grits tem características melhores de estabilização, de compactação e de resistência à compressão, principalmente quanto tratado termicamente a 600ºC. "O valor obtido para o Grits a 600 oC suplantou até mesmo os valores obtidos pela cal e pelo cimento, estabilizantes tradicionais de solos", ressaltam no artigo.
Dessa forma, a equipe afirma que resíduos industriais podem ser de grande utilidade na pavimentação rodoviária e apresentar, inclusive, baixo custo.
"O resíduo sólido industrial Grits mostrou-se potencialmente utilizável como agente estabilizante do solo pesquisado para pavimentos de estradas florestais".
Fonte: Ambiente Brasil – 15/04/2004
Segundo dados de 1995 da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, existem, no Brasil, 1,5 milhão de quilômetros de estradas de terra (vicinais), e 148.750 km de estradas pavimentadas pelos poderes públicos federais, estaduais e municipais, o que corresponde a 9% do total da rede.
Uma das principais causas para a pequena quantidade de estradas é a falta de solos com características apropriadas para a sua construção. Esse problema faz com que a busca por materiais alternativos para a construção rodoviária aumente.
Por isso, pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal de Ouro Preto resolveram analisar um desses materiais alternativos - o Grits, resíduo sólido industrial oriundo do processo de produção da celulose.
De acordo com artigo publicado na edição de julho/agosto de 2003 da Revista Árvore, "os resíduos industriais são agentes estabilizantes de baixo custo, pois estão prontamente disponíveis nas áreas onde são produzidos".
Na pesquisa, foram estudados os parâmetros de compactação e resistência à compressão simples para o Grits, que foi tratado termicamente nas temperaturas de 200, 300, 400, 500 e 600ºC, e aplicado a um solo característico de Viçosa (MG). As amostras de solo natural foram comparadas às amostras de solo com Grits.
Os pesquisadores constataram que o solo, em sua forma natural, é característico de materiais suscetíveis ao emprego em subleitos (terrenos de fundação de um pavimento) de estradas, com um comportamento de fraco a pobre.
Já o Grits tem características melhores de estabilização, de compactação e de resistência à compressão, principalmente quanto tratado termicamente a 600ºC. "O valor obtido para o Grits a 600 oC suplantou até mesmo os valores obtidos pela cal e pelo cimento, estabilizantes tradicionais de solos", ressaltam no artigo.
Dessa forma, a equipe afirma que resíduos industriais podem ser de grande utilidade na pavimentação rodoviária e apresentar, inclusive, baixo custo.
"O resíduo sólido industrial Grits mostrou-se potencialmente utilizável como agente estabilizante do solo pesquisado para pavimentos de estradas florestais".
Fonte: Ambiente Brasil – 15/04/2004
Fonte:
Notícias em destaque
10 mitos e verdades sobre casas de madeira: tire suas dúvidas sobre esse tipo de construção
Já pensou em construir uma casa de madeira no campo ou no litoral, seja para alugar e obter retornos financeiros ou para passar o feriado...
(MADEIRA E PRODUTOS)
Parceria entre Acelen Renováveis e MultiCropsPlus Revoluciona Produção de Mudas de Macaúba com Excelência Genética
Colaboração busca otimizar a produção de biocombustíveis renováveis, com projeção de 1...
(GERAL)
Lunawood distribuirá produtos ThermoWood pela América do Norte
A Oy Lunawood e a Atlanta Hardwood Corporation formaram uma joint venture, a Lunawood LLC. Esta nova entidade supervisionará a...
(INTERNACIONAL)
Importações de madeira serrada tropical da UE27 caem 19 por cento nos primeiros oito meses de 2024
A UE27 importou 371.600 m3 de madeira serrada tropical nos primeiros oito meses deste ano, 19% a menos que no mesmo período em 2023. O...
(INTERNACIONAL)
Novo relatório destaca a "ameaça" da biomassa às florestas do Sudeste Asiático
Um novo relatório expressou preocupações sobre a segurança das florestas tropicais do Sudeste Asiático,...
(INTERNACIONAL)
Tecnologia nas florestas da Malásia
A Huawei desenvolveu o que é chamado de programa TECH4ALL, uma iniciativa para proteger a biodiversidade e prevenir a...
(INTERNACIONAL)