Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Setor madeireiro quer soluções para problemas de portos brasileiros
Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente enviou documento aos Governadores de Estados, Confederação Nacional da Indústria, Federações das Indústrias, autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo Federal, em que manifesta a preocupação em relação aos problemas de logística nos portos nacionais. De acordo com o superintendente da ABIMCI, Jeziel Adam de Oliveira, os problemas nos principais portos do país prejudicam as ações que estão sendo desenvolvidas para alavancar os negócios com países estrangeiros.

De acordo com a ABIMCI, as expectativas de um 2004 positivo já começaram a se mostrar uma realidade com o resultado das exportações obtido em janeiro. Os números mostraram que as exportações de madeira sólida cresceram 50,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2003 foram exportados no mês de janeiro US$ 166 milhões, contra US$ 250 milhões nos primeiros 30 dias deste ano. "Estamos cumprindo nossas metas de expandir as atividades do setor e ampliar o comércio internacional, cabe agora às autoridades competentes encontrarem mecanismos logísticos, administrativos e legais, que permitam à iniciativa privada não ser cerceada do que ela mais preza, que é trabalhar", afirma o superintendente da ABIMCI.

Entre os problemas enfrentados pelo setor, segundo a Associação, estão a falta de espaço nos navios, que impossibilitam um aumento das exportações, e as constantes greves de órgãos públicos e de operadores portuários. Para amenizar a situação em casos de greve, a sugestão é a liberação da mercadoria com vistoria documental posterior ao embarque. "Além dos prejuízos financeiros, a imagem do exportador brasileiro e dos produtos acabam denegridas no exterior, dificultando a consolidação nos mercados tradicionais e a conquistas de novos mercados", completa Oliveira.

Fonte: Ambiente Brasil – 13/04/2004

Fonte:

Neuvoo Jooble