Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Chineses visitam MT e querem fazer negócios
Seis milhões de dólares é a quantia que a comitiva chinesa tem para investir de forma imediata em Mato Grosso. O interesse maior dos quatro empresários, que estão no Estado desde a última sexta-feira (19), é na madeira. A necessidade é de 10 mil metros cúbicos ao mês, cerca de 1,2 mil quilos de madeira beneficiada e seca.

O primeiro projeto dos chineses é na importação de matéria-prima. Além da madeira, há interesse na soja, algodão, açúcar e carne. Carente em matéria-prima, a China importa todo ano cerca de 16 milhões de toneladas de soja.

Em 2003, o maior comprador da soja brasileira foi justamente a China, que importou 6,1 milhões de toneladas, ou 31% dos 19,89 milhões de toneladas exportadas pelo Brasil. E a China ainda apontou como o segundo maior importador de Mato Grosso em 2003, ficando atrás apenas da Holanda.

Em um segundo momento, os empresários chineses também têm interesse em investir no Estado, com a viabilização de uma indústria de montagem de maquinários agrícolas, setor em que o país se destaca em produção mundial. Um dos integrantes da comitiva presente em Mato Grosso, Mr. Mao Qion Hong, trabalha especificamente neste setor. Também compõem a comitiva, que ficará no Estado até sábado, Mr. Ding Feng, Mr. Hon Xue Jun e Ms. Yu Xue Ying. Eles são do Estado de Jimgsu, vizinho de Xangai.

Durante visita à Assembléia Legislativa, a comitiva obteve informações das madeireiras do Estado, com quantidade e preço do produto que podem fornecer para a exportação. Os empresários chineses ainda conheceram madeireiras, frigoríficos e fazendas no interior de Mato Grosso. Acompanhados do presidente Riva, eles visitaram os municípios de Tabaporã, Juara, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis e Barra do Bugres.

Fonte: Amazônia.org.br – 24/03/2004

Fonte:

Jooble Neuvoo