Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Árvore geneticamente melhorada poderá baratear produção de papel
Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) estão desenvolvendo uma árvore geneticamente melhorada com níveis elevados de celulose e com um teor de lignina inferior cerca de 50%. O objetivo da pesquisa, liderada pelo co-diretor do Departamento de Biotecnologia Florestal da Faculdade de Recursos Naturais da universidade, Vincent L. Chiang, é aumentar a produtividade e diminuir os custos da indústria de papel e celulose.

A árvore é da espécie Populus tremula e tem modificações em dois genes relacionados à produção de lignina, substância que deve ser separada da celulose para a fabricação do papel. Estima-se que a indústria madeireira dispenda em torno de US$ 6 bilhões por ano para a produção de papel, sendo que a maior parte deste valor é consumido na separação da celulose. Os estudos mostram que, além de garantir maior produção de celulose, a nova variedade de árvore cresce mais rapidamente.

Segundo Chiang, testes de campo realizados na França e no Reino Unido durante quatro anos mostram que a árvore transgênica não causa nenhum tipo de impacto ambiental. Mais informações no site na Universidade da Carolina do Norte, no endereço: http://www.ncsu.edu/news/press_releases/03_04/99.htm .

Fonte:Ambiente Brasil

Fonte:

Jooble Neuvoo