Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Fiscais do Ibama presos em flagrante em SC.
Uma operação conjunta entre o Ibama/SC e a Polícia Federal de Itajaí prendeu em flagrante no início da tarde de ontem (17) dois fiscais do órgão ambiental. Os servidores Orlando Maçaneiro e Edivaldo Rebelo recebiam no momento da prisão R$ 20 mil extorquidos de um fazendeiro da região.
A Polícia Federal investigava esses servidores já há algum tempo, em razão das inúmeras denúncias recebidas. Ao perceber que o fazendeiro estava suprimindo mata nativa, os fiscais exigiram o pagamento para que a multa não fosse aplicada.

Os servidores foram autuados em flagrante por crime de concussão, previsto no artigo 316 do Código Penal. A pena varia de 02 a 08 anos de reclusão, não é permitido o pagamento de fiança e o inquérito policial servirá de base para a demissão dos servidores. Este é o primeiro caso de prisão por desvio de conduta de fiscais do instituto em Santa Catarina.

Em todo o país o Ibama vem atuando na apuração de denúncias de corrupção contra seus servidores. Recentemente dois funcionários foram demitidos em Rondônia, reforçando a política do Governo de intolerância com irregularidades cometidas na administração pública.

Operação - Com a concordância do fazendeiro foram acompanhadas todas as negociações para o pagamento da propina até a prisão em flagrante dos acusados. As cédulas usadas para o pagamento da propina, foram fotocopiadas e posteriormente apreendidas na posse dos autuados, ainda no interior da sede do escritório do Ibama, em Itajaí. Em seguida os servidores foram conduzidas para a Delegacia da Polícia Federal aonde permanecem presos.

Conforme o gerente executivo do IBAMA/SC, Luiz Fernando Krieger Merico, outras investigações estão em curso em parceria com a Polícia Federal, além das cerca de 30 sindicâncias internas que averiguam o desvio de conduta de servidores do órgão.

Ascom

Fonte: Ibama

19/nov/03

Fonte:

Jooble Neuvoo