Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Progressos na qualidade da madeira.
O Programa Nacional de Qualidade da Madeira (PNQM), capitaneado pela Associação Brasileira da Indústria da Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) avança e os preservadores, por intermédio da ABPM, dão contribuição relevante. O programa começou com foco em compensados. O controle vai desde a matéria-prima, passando por insumos, até o processo de fabricação, num total de 75 empresas envolvidas, das quais 12 certificadas pela Abimci com base em parâmetros internacionais. Entre os insumos utilizados, como colas e aditivos, incluem-se produtos preservativos de madeira. Definiu-se o emprego de inseticida em adição à cola.

A contribuição da preservação de madeira agrega valor. Assegura qualidade e durabilidade ao produto final. Ela foi feita por meio de documento elaborado via ABPM, definindo parâmetros de qualidade para produtos preservativos aplicáveis à cola. Os associados fabricantes de preservativos de madeira estão engajados neste programa desde o início e no momento encontram-se em fase de certificação pela Abimci. São eles: Jimo, Montana, Prentiss Química e Renner Sayerlack.

Uma das exigências básicas do PNQM é que as empresas participantes, no caso da preservação de madeira, sejam associadas à Abimci e à ABPM. Além disto, devem ter seus produtos e a própria empresa devidamente legalizados, com registro junto ao Ibama. O próximo produto a passar pelo crivo do programa deverá ser porta de madeira para, depois, estender-se a outros produtos da cadeia produtiva.

Fonte: ABPM

04/nov/03

Fonte:

Neuvoo Jooble