Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Design entra na onda do retrô.
Tipologia, eletrodomésticos, roupas e móveis se inspiram no passado. A saudade dos velhos e bons tempos, quando a vida parecia mais simples e as relações humanas menos complicadas, lança no ar uma certa tendência retrô que anda invadindo o design de moda, de móveis, carros, utensílios domésticos e até novela da TV. O apelo também está cada vez mais presente na tipografia e no desenho das peças publicitárias. "Tudo está de volta, a lambreta, os Beatles, e a propaganda acaba refletindo isto porque ela é o grande canalizador dos anseios da sociedade", diz Carlos Andreyer, diretor de arte da Giovanni,FCB.

Ondas retrô são cíclicas e fazem parte da história da humanidade. O interessante, nesta primeira febre do século XXI, segundo os especialistas, é que o passado tem sido mais usado como inspiração do que como modelo para cópia, e objetiva principalmente "humanizar" o excesso de tecnologia.

"A onda retrô é mundial", confirma a designer Margot Takeda, dona da agência 10 design e coordenadora do curso de design gráfico da Miami Ad School/ESPM. A Miami Ad School é uma referência de criação do mundo e tem unidades em vários países, e a de São Paulo é a única na América Latina. Para Margot, a tendência é destaque em revistas como a inglesa Wall Paper, ícone do modismo chic e dos descolados em todo o mundo. "Ela pode ser observada especialmente nas ilustrações da revista, nas cores utilizadas e na tipologia", diz Margot.

"O retrô está presente em vários segmentos, da moda à arquitetura, mas desta vez é um retrô de formas mais arredondadas, mais clean, uma releitura de décadas passadas, com uma visão moderna", afirma Margot.

Regina Neves

Fonte:Gazeta

01/out/03

Fonte:

Neuvoo Jooble