Voltar

Notícias

19
out
2006
(GERAL)
INPE promove monitoramento florestal
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos, São Paulo, deu início ao primeiro curso destinado a capacitar todos os países panamazônicos em monitoramento florestal por imagens de satélites e com tecnologia brasileira.

Com isto, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que reúne todos os oito estados soberanos detentores do maior complexo vegetal do planeta, dará início a um mega intercâmbio técnico-científico para a proteção da floresta. “É o primeiro e maior projeto de monitoramento conjunto de uma única cobertura vegetal já realizado em todo mundo”, observou o coordenador do programa Panamazônia 2 e cientista do INPE, Paulo Roberto Martini. Segundo ele, em janeiro de 2007 sairá o primeiro resultado deste levantamento integrado e serão usadas imagens do ano 2000.

O Panamazônia 2 tem a finalidade de dar assistência técnica para apoiar sistemas sub-regionais de monitoramento da floresta tropical úmida da América do Sul. Será possível distinguir áreas desmatadas, áreas de recuperação e de vegetação queimada, além de saber quais os tipos do uso do solo.

Fonte: Gazeta Mercantil

Jooble Neuvoo