Voltar

Notícias

(GERAL)
Concentração de CO2 bate recorde
A concentração de gás carbônico na atmosfera só faz aumentar nos últimos anos – e em ritmo que pode ser parte de um processo sem precedentes. A organização de pesquisa Worldwatch Institute, em seu relatório anual Sinais Vitais 2006 – 2007, indica que a taxa média mundial de acumulação de CO2 atingiu 379,6 partes por milhão (ppm) no ano passado.

Isso representa 4,5 bilhões de toneladas de carbono a mais no ar, que se somam a 780 bilhões já existentes, e um crescimento de 2,2 ppm comparado a 2004. É a capacidade de absorção de oceanos e florestas que manteve o CO2 em níveis mais ou menos constantes na atmosfera.

A taxa de emissão pela queima de combustíveis fósseis, como gasolina e carvão, não aumentou em 2005 na mesma proporção – então não é esta a fonte da curva ascendente. Incêndios em florestas tropicais e boreais podem se encaixar no padrão, mas ainda não há estudos fechados que o indiquem como origem de todo esse CO2 na atmosfera. Esse aumento recorde da concentração coincide com o primeiro ano do Protocolo de Kyoto.

Fonte: OESP

Fonte:

Neuvoo Jooble