Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
ONGS lançam campanha para proteção da floresta com araucária.
A Rede de ONGs da Mata Atlântica, coalizão que integra 257 entidades da sociedade civil, lança nesta quarta-feira (17) uma campanha de âmbito nacional reivindicando medidas urgentes para proteger os remanescentes da Floresta com Araucária, um dos mais ameaçados ecossistemas do domínio da Mata Atlântica. A campanha está ancorada no site www.rma.org.br, no qual os cidadãos podem enviar mensagens ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e a outras autoridades federais.

A Floresta com Araucária, cientificamente chamada Floresta Ombrófila Mista, recobria cerca de 170 mil km2 do território brasileiro e em pouco mais de um século de exploração ficou reduzida a 5% dessa área, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. É uma das mais originais formações florestais do Brasil, na qual se destaca o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia), árvore de grande porte que, apesar de constar da lista oficial do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis como espécie ameaçada de extinção desde 1992, continua sendo explorada comercialmente.

A conservação e a recuperação dos remanescentes desse ecossistema é uma reivindicação antiga de entidades ambientalistas. A mobilização em sua defesa resultou no ingresso de uma ação civil, em dezembro de 2000, por parte do ISA - Instituto Socioambiental em parceria com a RMA - Rede de ONGs da Mata Atlântica, que liminarmente suspendeu a exploração das espécies ameaçadas de extinção na Mata Atlântica, segundo a lista oficial do Ibama. No âmbito desse esforço, em 2001 o Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente aprovou a Resolução n° 278, suspendendo temporariamente as autorizações de corte para as mesmas espécies.

RMA

Fonte: ambientebrasil

17/set/03

Fonte:

Jooble Neuvoo