Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
OSB: cresce produção européia.
A Federação Européia de Painéis derivados da madeira (EPF) apresentou os dados referentes a 2002, onde o dado mais relevante é sobre os painés de aglomerados que registraram as piores cifras e expectativas. O MDF equilibra oferta com demanda, o OSB é a variedade que mais cresceu no ano passado (31%)

Os paínes de aglomerados viveram uma ano difícil em 2002, que tem provocado o fechamento de algumas linhas de produção.

Para 2003 está estimada uma diminuição da capacidade de produção de um milhão de metros cúbicos.

O consumo de painéis de aglomerados em 2002 na cifra de 29,7 milhões de m3, é inferior ao de 2001 (em 1%). Essa queda pode ser justificada devido a debilidade em que vive os segmentos de móveis e construção na Europa.

Os painéis de fibras de média densidade (MDF) se comportaram em 2002 de modo diferente. A produção foi de 10,5 milhões de m3, e o consumo em 9,6 milhões de m3. Se espera para 2003 que estes números sigam aumentando. O grande responsável por esse crescimento é o setor de pisos laminados, que em 2002 cresceu em 25%.

Os painéis de OSB são o que tem mostrado um maior crescimento (31%), com uma produção de 2,1 milhões de m3. Seu consumo também cresceu em 27%, situando-se em 1,7 milhões de m3. Segundo a Europanels, o funcionamento de novas fábricas em 2001 foi o motivo desta evolução, embora não se tenha chegado ao ponto de equilíbrio entre oferta e demanda.

A EPF projeta que fechem mais fábricas de painéis de aglomerados. Segundo a Federação, o MDF é o painel que apresenta um melhor futuro, com demanda e ofertas equilibradas, algo que não se alcançou com o OSB. Para este setor persiste a preocupação com a matéria-prima, em especial a madeira.

A EPF ultima uma estratégia de promoção sobre as vantagens da utilização dos painéis de madeira. Essa campanha contará com a participação de outras instituições e organizações do mundo da madeira, com o objetivo de aumentar os esforços nesse sentido


Fonte: Red Tecnologia Florestal/Forestalia

16/set/03

Fonte:

Jooble Neuvoo