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(GERAL)
Apex-Brasil inaugura Centro de Distribuição em Portugal
O Centro de Distribuição (CD) está localizado numa região de estocagem, logística e infra-estrutura, situada a 20 quilômetros do porto de Lisboa e a 15 quilômetros do aeroporto. O CD brasileiro ocupará uma área de dois mil metros quadrados e, inicialmente, será ocupado por 80 das 165 empresas brasileiras, representantes de 20 setores da economia, que se cadastraram para integrar o espaço.
Para instalar o Centro, a APEX-Brasil realizou um investimento inicial de 280 mil Euros. O projeto possibilitará a instalação de empresas brasileiras no país, bem como garantirá melhor acesso ao mercado português e também à Península Ibérica e norte da África.
"A forte origem portuguesa de nosso povo, o grande número de brasileiros que vivem em Portugal e a crescente demanda da Península Ibérica por produtos brasileiros foram primordiais na seleção de Lisboa como a sede deste segundo CD", diz Juan Quirós, presidente da APEX-Brasil. "Com a medida, brasileiros e portugueses investem para que a relação comercial entre seus países continue em franca ascensão", completa.
Ainda segundo Quirós, "em 2005 as vendas para Portugal ultrapassaram a barreira histórica de US$ 1 bilhão. Sabemos, no entanto, que há um grande potencial de crescimento deste valor e o CD contribuirá imensamente para que diversos setores brasileiros encontrem um número ainda maior de clientes no país e em outros locais que têm Portugal como distribuidor de produtos".
Até o momento, empresas de 20 setores procuraram a APEX-Brasil interessadas em integrar o CD: alimentos industrializados, artesanato, rações para animais, autopeças, objetos de couro, confecções e têxtil, cachaça, café, calçados, cosméticos, equipamentos médico-odontológicos, instrumentos musicais, plásticos, refrigeração, gesso, máquinas e equipamentos, mármore e granito, material gráfico, móveis e utilidades domésticas.
CDs brasileiros no mundo
O Centro de Distribuição integra a iniciativa da APEX-Brasil de internacionalização das empresas exportadoras brasileiras. Portugal será o terceiro país a hospedar um CD brasileiro. Já estão em operação o CD de Miami (EUA) e o CD de Frankfurt (Alemanha). Os CDs de Dubai (EAU) e Varsóvia (Polônia) serão os próximos a serem inaugurados. Com isso, cerca de 400 empresas estarão sendo atendidas.
Os Centros são espaços onde exportadores brasileiros podem armazenar mercadorias, manter showroom e escritórios. Podem, ainda, compartilhar espaço para eventos como rodadas de negócios, que podem ser organizadas com apoio da APEX-Brasil. As empresas de pequeno e médio portes, com potencial de exportação para os mercados-alvo dos CDs, abrem suas filiais, pagando uma taxa pela sublocação e manutenção. Reduz-se o risco e o custo de se instalarem por conta própria.
Além disso, o fato de a mercadoria já se encontrar no território onde a venda é realizada, agiliza a entrega e ajuda a garantir o cumprimento de compromissos pós-vendas. Outra vantagem para o empresário é que ele passa a contar com suporte operacional e administrativo in loco para o desembaraço de mercadorias.
Os CDs da APEX-Brasil foram concebidos para receber empresas que já possuem cultura exportadora. Este é, portanto, o perfil das que estarão em Portugal. Aquelas que atuam com produtos perecíveis ou que exigem acondicionamento especial não estão no escopo do projeto, pois demandam estrutura especial de manuseio e refrigeração. Commodities e produtos a granel também não estão no foco dos CDs, já que seu objetivo é estimular a exportação de produtos brasileiros com maior valor agregado.
Com a instalação de CDs no exterior, a Agência espera que as empresas nacionais tenham maior presença em outros países e abram filiais no exterior. A criação de CDs é parte da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Brasileiro. Ela é também uma das prioridades definidas pela APEX-Brasil para 2006. A estratégia é buscar a internacionalização como forma de eliminar intermediários, encurtar a distância entre a produção e o consumidor e negociar preços competitivos.
Assessoria APEX
Para instalar o Centro, a APEX-Brasil realizou um investimento inicial de 280 mil Euros. O projeto possibilitará a instalação de empresas brasileiras no país, bem como garantirá melhor acesso ao mercado português e também à Península Ibérica e norte da África.
"A forte origem portuguesa de nosso povo, o grande número de brasileiros que vivem em Portugal e a crescente demanda da Península Ibérica por produtos brasileiros foram primordiais na seleção de Lisboa como a sede deste segundo CD", diz Juan Quirós, presidente da APEX-Brasil. "Com a medida, brasileiros e portugueses investem para que a relação comercial entre seus países continue em franca ascensão", completa.
Ainda segundo Quirós, "em 2005 as vendas para Portugal ultrapassaram a barreira histórica de US$ 1 bilhão. Sabemos, no entanto, que há um grande potencial de crescimento deste valor e o CD contribuirá imensamente para que diversos setores brasileiros encontrem um número ainda maior de clientes no país e em outros locais que têm Portugal como distribuidor de produtos".
Até o momento, empresas de 20 setores procuraram a APEX-Brasil interessadas em integrar o CD: alimentos industrializados, artesanato, rações para animais, autopeças, objetos de couro, confecções e têxtil, cachaça, café, calçados, cosméticos, equipamentos médico-odontológicos, instrumentos musicais, plásticos, refrigeração, gesso, máquinas e equipamentos, mármore e granito, material gráfico, móveis e utilidades domésticas.
CDs brasileiros no mundo
O Centro de Distribuição integra a iniciativa da APEX-Brasil de internacionalização das empresas exportadoras brasileiras. Portugal será o terceiro país a hospedar um CD brasileiro. Já estão em operação o CD de Miami (EUA) e o CD de Frankfurt (Alemanha). Os CDs de Dubai (EAU) e Varsóvia (Polônia) serão os próximos a serem inaugurados. Com isso, cerca de 400 empresas estarão sendo atendidas.
Os Centros são espaços onde exportadores brasileiros podem armazenar mercadorias, manter showroom e escritórios. Podem, ainda, compartilhar espaço para eventos como rodadas de negócios, que podem ser organizadas com apoio da APEX-Brasil. As empresas de pequeno e médio portes, com potencial de exportação para os mercados-alvo dos CDs, abrem suas filiais, pagando uma taxa pela sublocação e manutenção. Reduz-se o risco e o custo de se instalarem por conta própria.
Além disso, o fato de a mercadoria já se encontrar no território onde a venda é realizada, agiliza a entrega e ajuda a garantir o cumprimento de compromissos pós-vendas. Outra vantagem para o empresário é que ele passa a contar com suporte operacional e administrativo in loco para o desembaraço de mercadorias.
Os CDs da APEX-Brasil foram concebidos para receber empresas que já possuem cultura exportadora. Este é, portanto, o perfil das que estarão em Portugal. Aquelas que atuam com produtos perecíveis ou que exigem acondicionamento especial não estão no escopo do projeto, pois demandam estrutura especial de manuseio e refrigeração. Commodities e produtos a granel também não estão no foco dos CDs, já que seu objetivo é estimular a exportação de produtos brasileiros com maior valor agregado.
Com a instalação de CDs no exterior, a Agência espera que as empresas nacionais tenham maior presença em outros países e abram filiais no exterior. A criação de CDs é parte da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Brasileiro. Ela é também uma das prioridades definidas pela APEX-Brasil para 2006. A estratégia é buscar a internacionalização como forma de eliminar intermediários, encurtar a distância entre a produção e o consumidor e negociar preços competitivos.
Assessoria APEX
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