Voltar
Notícias
(GERAL)
Portos ganham agilidade com mais tecnologia
Com o objetivo de reduzir o tempo de liberação de cargas, que em alguns casos pode chegar a 10 dias, os portos e terminais de todo o País estão investindo em novas tecnologias para a implantação de sistemas informatizados para agilizar trâmites burocráticos, como guias aduaneiras e autorizações da Receita Federal.
Os novos sistemas permitirão o desembaraço de mercadorias em até 12 horas daqui a cerca de um ano. No maior porto do País, em Santos, será implementado, a partir de agosto, o Siscarga, para agilizar a liberação de produtos importados e exportados, que hoje demora 24 horas, para 18 horas até o final do ano, e 12 no ano que vem.
O desenvolvimento é do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) com investimento do Ministério dos Transportes. O Porto do Rio de Janeiro também utilizará em fase de teste o Siscarga ainda este ano, diz José Roberto Mello, gerente executivo do Sindicato dos Agentes de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindarma). Atualmente o Porto de Santos utiliza o sistema SuperVia e a Declaração de Trânsito Eletrônico (DTE), além do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e o Linha Azul, todos para despacho aduaneiro. Antes da completa informatização, o Siscomex levava até uma semana para analisar os pedidos. Hoje, leva um dia, diz Neide Brigati, do departamento alfandegário da Receita Federal. O dinamismo do processo auxiliou nos resultados do porto em cerca de 20%. Até abril deste ano foram 1.829 navios atracados, 7% mais que no mesmo período do ano passado. As exportações em abril somaram 4,66 milhões de toneladas, 10% maiores do que em abril de 2005. Já as importações chegaram a 1,902 milhão de toneladas, com alta de 22% sobre abril de 2005.
A Companhia Docas do Rio de Janeiro , que administra os portos do Rio e de Itaguaí (antigo porto de Sepetiba), está investindo R$ 250 mil este ano na implantação de um sistema para informatização de trâmites burocráticos, como guias aduaneiras e autorizações da Polícia Federal. Batizado de SuperVia, o serviço vai permitir a economia com gastos de documentos e reduzir o tempo médio de liberação de cargas. Hoje, contêineres e cargas a granel levam de quatro a seis dias para serem liberadas. A estimativa é que, em dois anos, caia para um dia. A meta para o tempo de liberação é de 12 horas, como em portos europeus.
Por DCI/São Paulo
Os novos sistemas permitirão o desembaraço de mercadorias em até 12 horas daqui a cerca de um ano. No maior porto do País, em Santos, será implementado, a partir de agosto, o Siscarga, para agilizar a liberação de produtos importados e exportados, que hoje demora 24 horas, para 18 horas até o final do ano, e 12 no ano que vem.
O desenvolvimento é do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) com investimento do Ministério dos Transportes. O Porto do Rio de Janeiro também utilizará em fase de teste o Siscarga ainda este ano, diz José Roberto Mello, gerente executivo do Sindicato dos Agentes de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindarma). Atualmente o Porto de Santos utiliza o sistema SuperVia e a Declaração de Trânsito Eletrônico (DTE), além do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e o Linha Azul, todos para despacho aduaneiro. Antes da completa informatização, o Siscomex levava até uma semana para analisar os pedidos. Hoje, leva um dia, diz Neide Brigati, do departamento alfandegário da Receita Federal. O dinamismo do processo auxiliou nos resultados do porto em cerca de 20%. Até abril deste ano foram 1.829 navios atracados, 7% mais que no mesmo período do ano passado. As exportações em abril somaram 4,66 milhões de toneladas, 10% maiores do que em abril de 2005. Já as importações chegaram a 1,902 milhão de toneladas, com alta de 22% sobre abril de 2005.
A Companhia Docas do Rio de Janeiro , que administra os portos do Rio e de Itaguaí (antigo porto de Sepetiba), está investindo R$ 250 mil este ano na implantação de um sistema para informatização de trâmites burocráticos, como guias aduaneiras e autorizações da Polícia Federal. Batizado de SuperVia, o serviço vai permitir a economia com gastos de documentos e reduzir o tempo médio de liberação de cargas. Hoje, contêineres e cargas a granel levam de quatro a seis dias para serem liberadas. A estimativa é que, em dois anos, caia para um dia. A meta para o tempo de liberação é de 12 horas, como em portos europeus.
Por DCI/São Paulo
Fonte:
Notícias em destaque

Pesquisas do Senai ajudam MS a se tornar 2º maior produtor de energia a partir de biomassa no Brasil
Dados divulgados no início de abril apontam que Mato Grosso do Sul tem 2.439 MW (megawatts) de capacidade instalada, ultrapassando Minas...
(BIOENERGIA)

Exportações brasileiras de produtos madeireiros (exceto celulose e papel) aumentaram 18 por valor em valor em relação a março de 2024
Em março de 2025, as exportações brasileiras de produtos madeireiros (exceto celulose e papel) aumentaram 18% em valor em...
(MERCADO)

Pesquisa no ES reintroduzirá na natureza árvores raras e em extinção
Uma iniciativa em solo capixaba vai reintroduzir na natureza 13 espécies vegetais raras, que estão em vias de desaparecer. A...
(GERAL)