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(GERAL)
Consumo de mobiliário no Estado de SP é o maior do país
Com um crescimento demográfico de 1,73% ao ano, o Estado de São Paulo tem uma população de mais de 41 milhões de habitantes, 19 milhões somente na região metropolitana e 645 municípios, se tornando o maior mercado consumidor do país.

O Estudo Brasil em Foco, realizado pela Target Marketing, empresa de consultoria especializada em pesquisa, detectou que o potencial de consumo de mobiliário e artigos para o lar no Estado é o maior do país.

A Movinter – Feira de Móveis do Estado de São Paulo, realizada há 11 anos pela Multiplus Eventos concomitantemente com o SIMM (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Mirassol) e a ASSIMI (Associação Industrial de Mirassol), é considerada uma das mais importantes e serve como ponto de referência para o setor moveleiro no maior mercado da América do Sul. O evento surge a cada edição com o aprimoramento da organização e a apresentação das últimas tendências do mercado, novidades tecnológicas do processo produtivo e um crescente aumento do público visitante.

Realizada em Mirassol, interior do Estado, a Movinter está localizada no epicentro da região, que segundo a pesquisa, absorve num raio de 500 quilômetros, 50% do consumo de móveis e artigos do lar do país, compreendida pelos estados de Goiás (3%), Minas Gerais (9%), Mato Grosso do Sul (1%), Paraná (7%) e São Paulo (30%).

O Pólo Moveleiro de Mirassol tem aproximadamente 200 empresas, incluindo 15 cidades na base-territorial (Bady Bassit, Bálsamo, Catanduva, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Jaci, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Granada, Olímpia, Potirendaba, São José do Rio Preto e Uchoa) e gera mais de oito mil empregos diretos, as indústrias produzem móveis com predominância em MDF e em série, como racks, estantes, estofados, colchões, dormitórios, salas de jantar e poltronas decorativas para todo Brasil. O interior paulista é um grande pólo quando o assunto é a fabricação de móveis, geração de emprego, investimento em tecnologia e design.

Segundo Pedro Benvindo, presidente do SIMM, o desenvolvimento da região está sendo acentuado com a aquisição de novas tecnologias pelas fábricas. “Nossas empresas têm investido em maquinaria moderna reduzindo a defasagem tecnológica que havia há algum tempo entre o nosso pólo e outros”. O pólo de Mirassol se equivale aos outros pólos brasileiros. Gera emprego e renda para as regiões que são abençoadas com estas empresas moveleiras em nosso país.

Segundo a pesquisa Brasil em Foco 2006, da Target Marketing, a região de Mirassol formada por Bady Bassit, Bálsamo, Catanduva, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Jaci, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Granada, Olímpia, Potirendaba, São José do Rio Preto e Uchoa, tem um potencial de consumo total em diversos segmentos de aproximadamente US$ 2,7 bilhões, sendo mais de US$ 48 milhões destinados ao consumo de mobiliários e artigos do lar.

Essa região tem um crescimento demográfico de 1,94% ao ano com uma área de 4.493 km² e uma população de mais de 755 mil habitantes. Para Augusto Balieiro, diretor da Multiplus Eventos e organizador da Movinter, ter a região de realização da feira como uma das maiores consumidoras de artigos mobiliários do país engrandece ainda mais o evento que já é consagrado pela anualidade. “Realizamos a primeira edição da feira em 1995 para atender o mercado regional e rapidamente o evento teve destaque entre as indústrias de móveis do país destacando a importância do setor. Um reflexo dessa situação é a ampliação do pavilhão para a feira deste ano devido a grande procura por espaços, o que vem a confirmar a importância do mercado consumidor e a abrangência do evento”.

Um pouco mais do consumo mobiliário em SP

Segundo dados do Estudo Brasil em Foco, o Estado de São Paulo abriga 43,6% das 500 maiores empresas do Brasil.

De acordo com a Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, em 2005, São Paulo foi o quarto maior exportador de móveis, com uma remessa enviada ao exterior de US$ 87,4 milhões, o que representa 8,83% do total exportado no segmento, números expressivos que correspondem ao potencial do Estado.

Em 2005, o paulista comprou aproximadamente US$ 2 bilhões em artigo de mobiliário, representando 30,4% do mercado consumidor nacional segundo estudo feito pela Target Marketing. É considerado um dos principais termômetros de vendas do Brasil.

O potencial de São Paulo para o consumo de móveis está a frente de outros Estados. E em 2005, a região deve ter consumido US$ 1,998 bilhão em mobiliários e artigos para o lar – uma fatia de 30% do total do gasto nacional gerado por esses itens. É quase o triplo do segundo da lista, o Rio de Janeiro. O setor deve ser responsável por 1,81% do total do consumo paulista.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o varejo de móveis cresceu acima da média do comércio em geral em 2004. Com relação a 2003, o setor obteve acréscimo de 28,28% nas vendas em 2004, sendo que o índice nacional de crescimento do ramo moveleiro no Brasil foi de 26,37%.

Assessoria Movinter

Fonte:

Neuvoo Jooble