Voltar

Notícias

(GERAL)
Novos investimentos em logística dependem de garantias institucionais
Para o conselheiro do Grupo Temático de Logística, Paulo Menzel, o planejamento é vital para o estado esboçar as soluções de infra-estrutura. .

“Sem planejamento e sem projeto nenhuma atividade pessoal ou profissional, social, ou de infra-estrutura poderá avançar de forma adequada e sustentada”, diz.” Planejar implica construir projetos de curto, médio, e longo prazos, no mínimo por uma geração.” .

Pela ordem de prioridades, segundo ele, o estado deve garantir sustentação financeira na captação dos recursos necessários para a implementação do planejamento e projetos. “ Temos a absoluta convicção de que os recursos para investimentos existem, tanto no Brasil como no exterior. O que mais escutamos dos investidores é o que chamamos de logística financeira. O recurso está disponível para ser aplicado, investido ao redor do globo, porém o maior receio do investidor são as garantias frágeis existentes no país.” .

“É preciso garantias institucionais que levem o investidor a acreditar e ter a confiança no respeito aos contratos. Garantias jurídicas que levem o investidor a acreditar firmemente que se houver alguma demanda jurídica, os contratos serão julgados segundo as normas previamente acordadas. E garantias físicas que possam servir de sustentação para uma eventual inadimplência. Resolvidas estas questões, o recurso está disponível em abundância”, acrescentou. .

Segundo Menzel, as soluções logísticas e de infra-estrutura passam necessariamente por quatro etapas: físicas, fiscais, financeiras e tecnológicas. “Sem tecnologia não há a possibilidade de avançarmos na construção de soluções de infra-estrutura e logísticas. Primeiro, planejamento, depois viabilidade financeira e investimentos tecnológicos. .

Por Milton Wells

Fonte:

Jooble Neuvoo