Voltar

Notícias

(GERAL)
141 madeireiras já receberam guias florestais em Sinop
Já são 141 as indústrias madeireiras de Sinop, que tiveram seus cadastros aprovados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), e estão sendo atendidas pelo novo sistema de autorização de transporte de produtos florestais, pelas Guias Florestais (GF). Desde o início de janeiro, quando a secretaria assumiu a gestão ambiental no Estado, iniciaram o cadastramento no setor madeireiro.

Segundo o supervisor de transporte de produtos florestais da Sema, Félix Rezende, um dos maiores problemas encontrados, que impedem a aprovação dos cadastros, é no preenchimento das fichas e na apresentação da documentação. Ele ressaltou que apenas 10% dos cadastros que chegam na secretaria são aprovados. “Estamos com uma equipe grande trabalhando, mas, por exemplo, de um montante de 162 projetos que analisamos, apenas 18 foram aprovados”, enfatizou.

Com objetivo de sanar esse entrave, a secretaria está organizando um curso para operadores e engenheiros, em Cuiabá, para sanar as dúvidas no preenchimento das guias e a documentação exigida. O treinamento reunirá profissionais dos principais pólos do Estado.

Outro problema que, segundo o supervisor, era uma preocupação da secretaria, já está sendo solucionado, com a adequação do sistema para emissão de GFs. Para fazer a adequação foi suspensa a emissão das guias desde sexta-feira e só voltarão a ser emitidas nesta quarta-feira. Rezende explica que as empresas já cadastradas foram comunicadas, para que se prevenissem e solicitassem as autorizações para esse período.

Dados da secretaria apontam que 2.576 Guias Florestais foram emitidas até agora. Não foi confirmado o número destinado para Sinop.

Na última quinta-feira também venceu o prazo de validade das Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (ATPF’s) que foram substituídas pelas Guias Florestais.

A secretaria deve fiscalizar o transporte de madeiras em toda a região a fim de coibir a comercialização irregular. Na semana passada o novo gerente da SEMA em Sinop, o engenheiro florestal Jackson Monteiro de Medeiros, disse que ações serão realizadas para intensificar as fiscalizações, principalmente no transporte de madeira, em toda a região.

Fonte: Só Notícias/Tania Rauber

Fonte:

Neuvoo Jooble