Voltar

Notícias

(GERAL)
Alemanha se interessa por projeto de 'resíduos de madeireiras'de Sinop
Foi lançado no auditório do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso) o projeto “Arranjo Produtivo Local – APL, da Madeira de Sinop e Região”. Ele é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Indústria Comércio e Minas e Energia, com o objetivo de organizar e fortalecer o segmento industrial madeireiro e moveleiro. Cerca de 40 empresas madeireiras de Sinop, de pequeno, médio e grande portes já aderiram ao projeto.

O presidente do Sindusmad, Jaldes Langer, o projeto "sobretudo, neste momento,"visa implementar melhorias de qualidade e produtividade através de programas de gestão administrativo-financeira, produção industrial, qualidade ambiental, recursos humanos, desenvolvimento gerencial e palestras motivacionais, em indústrias madeireiras credenciadas ao Prodeic ou afiliadas ao Sindusmad.

O projeto contará ainda, de forma pioneira, com um estudo sobre o volume, a qualidade, quantidade e as dimensões dos resíduos industriais madeireiros, atualmente produzidos em Sinop e região. "Este estudo tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de novos produtos comerciais, oriundos de resíduos e, ainda, estimular a comercialização de pré-cortados junto a novos mercados consumidores, em especial junto a pólos moveleiros, no Brasil e no exterior" disse ele.

Neste sentido, o projeto já despertou o interesse do Governo da Alemanha, que através da Universidade de Freiburg, efetivou de um convite especial ao Governo do Estado e ao Sindusmad para a conhecer a metodologia e os potenciais produtos comerciais a serem desenvolvidos. "Por se tratar de produtos de forte caráter ecológico e social, uma vez que tal metodologia reduz a quantidade de resíduos industriais que fatalmente em sua maioria seriam queimados e, ainda, pode significar oportunidades de geração de emprego e renda, uma vez que a iniciativa de se beneficiar resíduos industriais madeireiros, demanda o uso intensivo de mão de obra", explica a direção do Sindusmad.

Um grupo de diretores do Sindusmad e Pesquisadores do Projeto, juntamente com Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, irão no final deste mês a uma série de encontros comerciais e científicos na Alemanha, coordenados pela Universidade de Freiburg, com o objetivo de alavancar novas parcerias e novos mercados para este projeto.

Fonte: Só Notícias/Angela Fogaça

Fonte:

Neuvoo Jooble