Voltar

Notícias

(GERAL)
Reflorestamento é opção ao pequeno agricultor
A Gerência de Programas e Ações – Vitivinicultura e Silvicultura, da SDR/Caçador, empenha-se no Programa Florestar Santa Catarina, desenvolvido em todo Estado, pela Secretaria de Estado da Agricultura. Comunidades do interior, especificamente pequenos e médios agricultores estão percebendo o benefício do Programa, desenvolvendo projetos junto à Gerência.

O objetivo é estimular a implantação e manejo de florestas plantadas para a obtenção de produtos florestais em volume e qualidade, proporcionando o aumento da renda na pequena e média propriedade rural, de forma sustentável.

Segundo o gerente da Vitivinicultura e Silvicultura, da Secretaria Regional de Caçador, Neri Vezaro, devido ao potencial madeireiro e às indústrias de transformação dessa madeira na região, o reflorestamento tem se tornado mais uma opção de renda para o pequeno e médio agricultor.

Explica que, as Secretarias Regionais e seus parceiros, são quem orientam os agricultores, auxiliando tanto na elaboração de projetos para estes fins, como na divulgação dos meios para se conseguir os recursos para viabilização.

A meta da Secretaria de Estado da Agricultura, é implantar 100 mil hectares de florestas comerciais em pequenas e médias propriedades agrícolas de Santa Catarina. O que já vem ocorrendo. "O que estamos percebendo aqui na nossa região, é que os agricultores estão se conscientizando da necessidade de reflorestar, principalmente par o uso dentro de suas propriedades, e também para a preservação de fontes e encostas. Em toda região estamos na fase de divulgação e visita em propriedades de futuros interessados, com alguns projetos já elaborados e realizados", ressaltou Vezaro.

O gerente ainda acrescentou que nos municípios da Secretaria Regional de Caçador, além do reflorestamento de madeiras exóticas, sendo Pinus e Eucalipto, ainda se refloresta a Bracatinga, madeira nativa com um comércio em crescimento na região.

Fonte: Diário de Natal

Fonte:

Jooble Neuvoo