Voltar

Notícias

(GERAL)
Baixo custo aumenta interesse pelo eucalipto
Por se tratar de uma cultura que requer baixo investimento e poucos cuidados, o eucalipto atrai a atenção de produtores de São José do Rio Preto. Originária da Austrália, a árvore tem no Brasil cerca de 150 espécies. As mais utilizadas são o urufila e o citriodora.

A madeira do urufila é indicada para fabricação de tábuas, ripas, palets, móveis finos, entre outros. O citriodora destina-se à confecção de estacas de cercas, depois de ser tratada, e também móveis pesados. Segundo o diretor da ONG Vital Flora, Silvio Fernandes de Melo, a produção ainda está aquém da necessidade. Ele explica que a demanda para fabricação de palets cresceu de forma considerável nos últimos anos.

Para formar um alqueire com 4 mil mudas, o investimento é de cerca de R$ 2 mil. A produção começa em cerca de cinco anos. O chefe da Casa da Agricultura de Rio Preto, José Azevedo Soares, observa que o eucalipto não é uma cultura indicada para ser plantada nas APPs (áreas de proteção permanente). Ele alerta também que a cultura seca as nascentes, pois requer muita água.

Fonte: Graziela Delalibera (Jornal Bom Dia)

Fonte:

Jooble Neuvoo