Voltar

Notícias

(GERAL)
Porto do ES é o 1º em volume de cargas exportadas
Os produtos siderúrgicos e rochas ornamentais fecharam o ano de 2005 como os principais responsáveis pelo incremento nas exportações pelo Porto de Vitória. Entre os meses de janeiro a dezembro do ano passado, o embarque de mármore e granito para o exterior dobrou e o de produtos siderúrgicos foi quatro vezes maior em relação a 2004.

Foram 420 mil 218 toneladas exportadas de produtos siderúrgicos e 785 mil 891 toneladas de rochas ornamentais. Comparando apenas o mês de dezembro em relação ao novembro do ano passado, o aumento na exportação de siderúrgicos atingiu um acréscimo de 173%.

A movimentação de contêineres também apresentou crescimento, atingindo um superávit de 16% em 2005. Se comparadas apenas as movimentações de cargas no Porto de Vitória entre os meses de dezembro de 2004 e dezembro de 2005, houve um acréscimo de 31,57%.

Com esses resultados, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), ressalta que o complexo portuário do Estado mantém o primeiro lugar como principal exportador em volume de cargas do Brasil e segundo colocado em arrecadação de receitas. Ao longo do ano, os portos capixabas movimentaram cerca de 7,5 milhões de toneladas de mercadorias. No período acumulado de janeiro a dezembro de 2005, 1.904 embarcações atracaram no Porto de Vitória, contra 1.665 do ano anterior, o que representa também um acréscimo de 14,35%.

O Terminal Especializado de Barra do Riacho – Portocel, em Aracruz registrou um aumento significativo na movimentação de cargas, com incremento de cerca de 63% no exercício de 2005. Um dos responsáveis por esse aumento foi o Terminal de Barcaças pertencente à Portocel, que desde o mês de julho, opera em Barra do Riacho no embarque de madeiras em toras e fardos de celulose.

A previsão da Codesa é de que neste ano de 2006 a movimentação de cargas pelos portos capixabas cresça ainda mais. As obras de infra-estrutura que estão sendo realizadas nos portos e o aprofundamento da baía de Vitória permitirão que os navios deixem o Estado embarcados em sua capacidade máxima, o que não vem acontecendo devido ao baixo calado permitido hoje. A dragagem da baía também atrairá novos produtos para os portos do Espírito Santo e diversificará as mercadorias comercializadas através do transporte marítimo.

Fonte:Gazeta Online

Fonte:

Neuvoo Jooble