Notícias
O Grand Ring em Osaka, Japão.
O Japão ergueu a maior estrutura de madeira do mundo. Trata-se do Grand Ring. Um enorme anel com quase 700 metros de diâmetro e 20 metros de altura. É o símbolo da recém-inaugurada Expo Osaka 2025, que permanecerá aberta até outubro.
O Grand Ring foi reconhecido pelo Guinness World Records em 4 de março deste ano como "Maior Estrutura Arquitetônica de Madeira". É o símbolo da Expo Osaka e expressa o conceito de "Unidade na Diversidade".
Foi projetado como a principal rota de circulação de visitantes dentro do recinto da exposição. Ele facilita a circulação e oferece aos visitantes um espaço confortável, protegido do vento, da chuva e da luz solar.
A construção do Grande Anel combinou métodos modernos com juntas Nuki tradicionais, semelhantes às usadas na construção de santuários e templos japoneses.
Na prática, isso significa que não foram utilizados parafusos ou pregos para manter as vigas unidas. A obra é inspirada no Kiyomizudera, o Mosteiro da Água Pura, um templo budista localizado em Kyoto e Patrimônio Mundial da UNESCO.
Para montar a estrutura, os elementos verticais e horizontais foram cruzados, formando um andaime composto principalmente de cedro sugi local e cipreste hinoki. No entanto, para o Grande Anel, seus projetistas utilizaram elementos metálicos para reforçar a resistência da estrutura a terremotos.
Um total de 27.000 m³ de madeira foi utilizado em sua construção. Desse total, a madeira nativa representa 70% do total utilizado e a madeira importada (pinho) representa 30%.
Informações da Construção
Área de Construção: 61.035,55 m²
Diâmetro Interno: Aprox. 615 m
Diâmetro externo: Aprox. 675 m
Largura: Aprox. 30 m
Altura: Aprox. 12 m na parte interna e Aprox. 20 m na parte externa
Madeira utilizada: Cedro japonês (nacional), Cipreste japonês (nacional), Pinheiro silvestre (estrangeiro).
Projeto geral, projeto final e supervisão da construção: FUJIMOTO Sou
Projeto geral: TOHATA ARCHITECTS AND ENGINEERS e Azusa Sekkei Co., Ltd.
Alberto Pelagallo
Fonte: ASORA
Notícias em destaque





