Notícias
Capacitação gratuita será realizada de 2 a 6 de junho, em Brasília, com ênfase no combate ao comércio ilegal de madeira; inscrições vão até 2 de maio
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) abriu as inscrições para o curso presencial de identificação de madeira, que acontece entre os dias 2 e 6 de junho, em Brasília (DF). A capacitação, promovida por meio do Laboratório de Produtos Florestais (LPF), é gratuita e voltada a servidores públicos que atuam no controle, fiscalização e combate ao tráfico e à exploração ilegal de produtos florestais. São oferecidas 25 vagas.
Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail lpf@florestal.gov.br, com o assunto “Curso de identificação de madeira”, até o dia 2 de maio. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (61) 3247-9468.
Com carga horária de 28 horas, o curso oferece formação técnica e metodológica voltada à identificação de espécies madeireiras. A programação inclui aulas teóricas e práticas em anatomia da madeira, macroscopia e microscopia, além da apresentação de tecnologias modernas, como espectroscopia de infravermelho próximo (NIRS), uso de isótopos estáveis, inteligência artificial aplicada à classificação de imagens, barcoding e quimiotipagem.
Segundo o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Batmanian, a capacitação busca reforçar o trabalho em campo e prevenir fraudes. “O curso vai treinar técnicos para evitar fraudes, pois, quando em campo, os madeireiros tentam passar espécies proibidas por outras de menor valor. Quem está trabalhando na ponta tem que saber identificar e fazer a apreensão da carga. Não é um trabalho simples. Exige-se muito estudo, treino e dedicação”, afirmou.
O coordenador-geral do LPF, Fernando Gouveia, destacou a crescente demanda por treinamentos. “Recebemos diversos pedidos nos últimos dias. Dependendo da quantidade de inscritos, vamos tentar equilibrar o número de participantes para que todas as instituições sejam contempladas. Vamos realizar esse agora em junho e, se for necessário, organizaremos um próximo no segundo semestre deste ano”, explicou.
Durante a formação, os participantes terão contato com 47 espécies madeireiras, entre as mais comuns no mercado e aquelas sob maior risco de exploração ilegal, como o pau-brasil e o mogno.
INSCRIÇÃO
Enviar formulário preenchido para lpf@florestal.gov.br.
Colocar no assunto do e-mail: CURSO DE IDENTIFICAÇÃO DE MADEIRA
Contato: (61) 3247-9468
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 3247-9511
Fonte: https://www.gov.br/florestal/
Notícias em destaque





