Voltar

Notícias

12
abr
2025
(INTERNACIONAL)
A agrossilvicultura contribui com grandes volumes para as indústrias madeireiras

A edição de março da Plyinsight traz uma história sobre a contribuição das florestas agrícolas para os produtos madeireiros. De acordo com o Relatório do Estado das Florestas da Índia (ISFR)-2023, a área florestal registrada na Índia compreende 52 milhões de hectares de cobertura florestal (FC) dentro de áreas florestais registradas e 30,7 milhões de hectares sob árvores fora das florestas (TOF).

De acordo com o ISFR-2023, a área de cobertura arbórea da Índia sob agrossilvicultura foi de 1,27 milhão de hectares em 2023. O potencial de produção de madeira industrial a partir do TOF, principalmente da agrofloresta, foi estimado em 91,5 milhões de m³ por ano, um aumento de 30% em relação à estimativa de madeira industrial relatada no ISFR-2017.

Andhra Pradesh e Telangana lideram a agrossilvicultura comercial devido à promoção de florestas clonais de eucalipto, casuarinas e subabul para atender à demanda de matéria-prima. O Plyreporter diz que a universidade agrícola de Tamil Nadu desempenhou um papel importante no incentivo ao plantio de nim, Melia dubia.

Foi relatado que os agricultores dos estados de Uttar Pradesh, Punjab e Haryana estão cultivando eucalipto e choupo, achando isso mais lucrativo do que as culturas agrícolas tradicionais. Como resultado da agrofloresta, esses estados produziram quantidades substanciais de madeira agrícola, promovendo o crescimento da indústria de compensados.

Entre 2013 e 2023, a área sob agrossilvicultura em Uttar Pradesh aumentou em cerca de 200.000 hectares, enquanto a área ocorreu quase inalterada nos estados de Punjab e Haryana. Esses estados estão vendendo o rendimento das safras agrícolas diminuindo devido às mudanças no lençol frenético e mudando para o cultivo de árvores. O (ISFR)-2023 tem a seguinte observação:

A agrofloresta contribuiu significativamente para aumentar a cobertura florestal fora das RFAs e a cobertura de árvores no sul da Índia. Dadas as grandes extensões costeiras de muitos estados do sul, essa vantagem pode ser aproveitada ainda mais para desenvolver indústrias baseadas em madeira na região.

Nos estados do norte de Haryana, Punjab, Uttarakhand e Uttar Pradesh, a agrofloresta comercial também aumentou substancialmente a cobertura florestal fora das RFAs e a cobertura de árvores em terras agrícolas, resultando em maior produção de madeira em terras agrícolas e fomentando o crescimento de indústrias baseadas em madeira.

A história da floresta e da cobertura de árvores da Índia é de resultados mistos - o progresso significativo no crescimento do TOF por meio da agrofloresta contrasta com os desafios na manutenção da cobertura florestal densa dentro das RFAs. Ao adotar a agrofloresta, a Índia pode equilibrar de forma sustentável as necessidades ecológicas e de desenvolvimento, diz o (ISFR)-2023.

As revisões de preços propostas pela All Indian Manufacturers Association não foram introduzidas devido à situação lenta do mercado. Os comerciantes preveem que os novos preços entrarão em vigor em abril.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs