Voltar

Notícias

27
mar
2025
(MERCADO)
Setor madeireiro prevê crescimento em 2025

No ano passado, a região exportou US$ 87,23 milhões em madeira. Desse volume, 91% saíram das madeireiras instaladas em Rio Negrinho

O segmento de madeira, com forte presença na região, deverá crescer 5,44% em Santa Catarina neste ano. Segundo estimativas da FIESC – Federação das Indústrias, esse desempenho é superior ao esperado para a elevação da indústria geral do Estado, projetado em 1,74%. A alta deverá vir pela resiliência da construção civil e pelo avanço das exportações.

No ano passado, a região exportou US$ 87,23 milhões em madeira. Desse volume, 91% saíram das madeireiras instaladas em Rio Negrinho. Segundo o Observatório FIESC, em 2023 a região registrava 86 empresas do segmento nos três municípios e aproximadamente 1.000 trabalhadores.

A produção madeireira de Santa Catarina teve um crescimento de 9,22% em 2024, acima da média nacional, de 8,46%. O impulso veio das exportações, que avançaram 17%. Observou-se aumento das vendas internacionais a mercados emergentes, como Índia (61%), Emirados Árabes (18%), México (15%), Vietnã (9%) e China (7%).

A possibilidade de aumento de tarifas aos Estados Unidos também está sendo avaliada. Mas mesmo que o Brasil enfrente reciprocidade, as exportações do Estado permanecerão competitivas, com tarifas médias de cerca de 9%; ou seja, abaixo das praticadas por grandes concorrentes. “As taxas menores do que as aplicadas à China seriam decisivas à abertura de novos mercados aos catarinenses”, avalia Arnaldo Huebl, vice-presidente da FIESC no Planalto Norte.

Por Pricila Pires da Maia

 

Fonte: https://perfilmulti.com.br

ITTO Sindimadeira_rs