Voltar

Notícias

14
mar
2025
(GERAL)
Pellets de madeira da Madeiras Rodrigues alcançam o mercado europeu

Destaque entre os principais players do setor de compensados do Brasil, a Madeiras Rodrigues é uma empresa familiar que decidiu diversificar suas operações a partir de uma perspectiva sustentável. Desde 2022, a companhia que hoje está localizada em Correia Pinto, Santa Catarina, vem se consolidando no mercado de pellets de madeira, exportando para países da Europa.

Fonte de energia renovável que substitui combustíveis fósseis, o pellet vem ganhando força no mercado global, especialmente no leste europeu. Com os conflitos entre Rússia e Ucrânia, o envio de gás natural russo fornecido à Europa por meio de gasodutos que passam pelo território ucraniano foi suspenso, aumentando a necessidade de fontes energéticas alternativas e desde então esse produto seguiu com espaço no continente.

De acordo com dados do relatório publicado pela associação europeia de bioenergia, a Bioenergy Europe, os países da União Europeia consumiram 35 milhões de toneladas de pellets de madeira em 2021 e a perspectiva é de crescimento contínuo nos próximos anos, já que o insumo representa uma alternativa menos poluente quando comparada a outros combustíveis.

“O pellet é uma fonte de energia limpa e renovável, que anda lado a lado com a sustentabilidade. Aderir a esse tipo de combustível é uma escolha que só demonstra o respeito e compromisso com o meio ambiente”, aponta Renan Rodrigues, gerente de operações da Madeiras Rodrigues.

De acordo com o porta-voz da empresa, o crescimento da demanda no mercado e a possibilidade de destinar os subprodutos da produção de compensados foram fatores determinantes para a decisão de investir na produção de pellet. Com essa nova frente de atuação, a Madeiras Rodrigues fortalece a prática da economia circular, direcionando estratégias para o caminho do desenvolvimento sustentável.

“A matéria-prima do pellet é proveniente de subprodutos de serrarias, sendo elas cavaco, serragem e maravalha. Ou seja, é uma alternativa de energia limpa e renovável que vem do que antes era descartado. Em meio às crescentes preocupações com questões ambientais, o pellet é um produto cada vez mais atrativo”, complementa Rodrigues.

Sustentabilidade e alto desempenho

Atenta aos requisitos e padrões de qualidade exigidos pelo mercado europeu, a Madeiras Rodrigues produz pellets de alta densidade energética, que liberam grande quantidade de energia por unidade de massa quando queimados, sendo eficientes para geração de calor e energia elétrica. Baixo em umidade e enxofre, o produto também se diferencia pela combustão mais limpa, com pouca produção de fumaça e cinzas e menor emissão de gases de efeito estufa.

Por fazer parte do ciclo das florestas plantadas que mantém a cadeia produtiva da indústria madeireira, os pellets podem ser considerados neutros em carbono, que é capturado com o crescimento das árvores.

“O pellet produzido em nossa fábrica possui certificação ENPlus A1, garantindo a padronização de especificações técnicas importantes para o produto, como a durabilidade mecânica, umidade, densidade aparente, poder calorífico e porcentagem de aditivos, por exemplo. Homogeneidade no tamanho e forma completam os atributos do pellet da Madeiras Rodrigues, resultando em uma logística facilitada e, claro, em processos de combustão uniformes e eficientes”, finaliza o gerente de operações.

Fonte: Forest News

ITTO Sindimadeira_rs