Notícias
Exportações de cavacos de madeira dos EUA aumentam 40% graças à crescente demanda asiática.
A Ásia aumentou sua participação nas importações globais de cavaco de madeira para um recorde de 32%. O comércio mundial de cavaco de madeira ficou praticamente inalterado ano a ano em comparação a 2022. Apesar da mudança no volume global, houve algumas mudanças notáveis os fluxos comerciais em nível de país em 2023. A Ásia, representada pelo Japão e pela Coreia do Sul, continuou a aumentar os volumes de importação de cavaco de madeira. No 4T de 2023, isso representou um terço do volume de importação mundial — acima dos apenas 18% de cinco anos atrás.
Japão se move para se tornar o mercado global de biomassa de crescimento mais rápido
A demanda por biomassa, incluindo cavaco de madeira, aumentou notavelmente rápido no Japão. A tendência ascendente deve continuar, e o Japão será o mercado de crescimento mais rápido do mundo nos próximos 5-10 anos. O Vietnã é atualmente o principal fornecedor de biomassa e cavaco de madeira para o Japão, seguido pelo Canadá e pelos EUA. As empresas de energia japonesas começaram a escrever acordos de compra de longo prazo com fornecedores maiores na América do Norte. Assim, a expansão mais considerável do fornecimento de cavaco de madeira nos próximos anos provavelmente será nos EUA e Canadá. Essa mudança no fluxo comercial provavelmente continuará a crescer. Vendas expandidas de longo prazo para empresas de energia japonesas e uma participação decrescente de embarques para a Europa contribuem para esse crescimento.
As remessas para o exterior representaram 73% do total de remessas, acima dos 45% em 2020 e impulsionadas pela maior demanda por fibra de madeira macia pelas fábricas de celulose asiáticas. Cerca de 90% do volume de exportação dos EUA eram cavacos de madeira macia. O restante eram cavacos de madeira dura mistos do norte dos EUA destinados ao Canadá.
Os preços de exportação de madeira macia dos EUA aumentaram de 2022 para 2023 devido à oferta mais restrita e à demanda mais alta. Os preços FOB para cavacos de madeira para a China foram ligeiramente mais altos do que para cavacos destinados ao Japão em 2023.
O Brasil desenvolveu algumas operações de exportação de cavaco de madeira, no caso Seta e Tanac no Rio Grande do Sul e na Amcel no Amapá e algumas pequenas operações no Paraná e Santa Catarina. Neste sentido, para o entendimento do complexo mercado de exportação de biomassa desenvolvemos um Estudo Setorial Exportação de Biomassa e Cavaco de Madeira.
Para ter mais detalhes do estudo e o custo e a forma de aquisição no e-mail para diretoria@editorabrasilbiomassa.com ou diretoriabrasilbiomassa@gmail.com ou um contato pelo Whats (41) 998173023.
Celso Oliveira
Presidente da Associação Brasileira das Indústrias Biomassa e Energia Renovável
Diretor Brasil Biomassa Consultoria Engenharia Tecnologia
ABIB Brasil Biomassa Consultoria Mapeamento Engenharia Tecnologia.
Sede administrativa Av. Cândido Hartmann, 570 24 Andar Conj. 243 Curitiba Paraná
Fone Whats Brasil Biomassa (41) 998173023 ou Fone Consultoria (41) 996473481
Fonte: Associação Brasileira das Indústrias Biomassa e Energia Renovável
Notícias em destaque





