Voltar

Notícias

25
jan
2025
(INTERNACIONAL)
Aumentam as importações americanas de compensado de madeira dura

As importações de compensado de madeira dura dos EUA aumentaram 21% em novembro, atingindo seu maior volume desde janeiro. Os 255.173 metros cúbicos de compensado importados em novembro foram, no entanto, 7% menores do que os de novembro anterior

As importações de vários países mostraram uma melhora acentuada, com as importações da China aumentando 51%, as importações da Malásia aumentando 40% e as importações do Vietnã e da Indonésia aumentando 28%.

A Indonésia e o Vietnã são os principais fornecedores do ano, de longe, e as importações de ambos os países cresceram acentuadamente em 2024. As importações do Vietnã no ano até o momento aumentaram 51% até novembro, enquanto as importações da Indonésia aumentaram 25%. O volume total de importações de compensado de madeira dura dos EUA para 2024 aumentou 1% em relação ao ano passado em novembro.

As importações de madeira dura tropical serrada aumentam

As importações de madeira dura tropical serrada dos EUA aumentaram 25% em novembro, promovendo uma recuperação de um mercado fraco de outono. Os 17.038 metros cúbicos importados em novembro representaram o segundo melhor mês de volume do ano e foram 42% maiores do que novembro de 2023.

As importações do Brasil e Gana mais que dobraram em relação ao mês anterior, enquanto as importações da Malásia aumentaram 81%. As importações da Malásia foram as mais fortes deste ano em novembro, mas ficaram para trás na maior parte de 2023, com queda de 38% em relação ao ano passado até agora. As importações totais de madeira serrada tropical dos EUA caíram 7% em relação ao ano passado até novembro.

As importações canadenses de madeira serrada tropical caíram 2% em relação ao mês anterior. Apesar da queda, as importações permanecem em um nível alto e foram 38% maiores do que as de novembro de 2023.

Um aumento maciço nas importações do Congo (Brazzaville) de 635% compensou quedas significativas nas importações de vários países, incluindo Brasil, Camarões, Bolívia e Malásia. Em novembro, as importações totais de madeira serrada tropical do Canadá permaneceram 39% à frente de 2023.

Importações de folheado despencam

As importações dos EUA de folheado de madeira tropical caíram 22% em novembro para seu menor nível desde fevereiro. Com a queda, as importações de novembro foram 41% menores do que em novembro de 2023.

As importações da Costa do Marfim caíram 72% para uma baixa de dois anos, enquanto houve declínios ainda maiores nas importações de Gana (queda de 86%) e China (queda de 96%).

Um aumento de 52% nas importações de Camarões ajudou a mitigar parte da perda. As importações totais dos EUA de folheado de madeira tropical caíram 18% em relação ao ano passado até novembro.

As importações de pisos de madeira aumentam

As importações de pisos de madeira dos EUA aumentaram 24% em novembro com fortes ganhos nas importações da Malásia e do Brasil. As importações do mês foram 14% maiores do que em novembro anterior.

As importações do Brasil aumentaram 54% para seu nível mais alto desde 2021, enquanto as importações da Malásia mais que dobraram em relação ao mês anterior. No ano até agora, as importações do Brasil são mais que o dobro do que eram em 2023. As importações totais de pisos de madeira caíram 11% no acumulado do ano em relação ao ano passado.

As importações dos EUA de painéis de piso montados caíram 5% em novembro, mas permanecem bem à frente do ritmo do ano passado. Em US$ 30,7 milhões, as importações de novembro foram saudáveis 24% maiores do que em novembro anterior.

As importações da China, Vietnã e Tailândia caíram cerca de 20% em novembro, enquanto as importações do Canadá (aumento de 7%) e Indonésia (aumento de 11%) mostraram ganhos. As importações totais dos EUA de painéis de piso montados aumentaram 36% em relação ao ano passado até novembro.

As importações de molduras continuam a cair

As importações dos EUA de molduras de madeira caíram pelo segundo mês consecutivo em novembro, após atingirem uma alta de dois anos em setembro. As importações caíram 5% de outubro a novembro, mas ainda se mantiveram em um nível 34% maior do que há um ano.

Uma queda de 9% nas importações do principal parceiro comercial, o Canadá, alimentou a queda, enquanto as importações do Brasil permaneceram fracas. As importações da China e da Malásia mostraram ganhos impressionantes. As importações totais de molduras de madeira dos EUA permaneceram 28% acima de 2023 até novembro.

Importações de móveis de madeira vacilam

As importações de móveis de madeira dos EUA caíram 5% em novembro após dois meses de ganhos sólidos. Apesar do revés, em US$ 1,8 bilhão, as importações do mês foram 6% maiores do que o total de novembro anterior.

Além de um pequeno ganho nas importações da China, as importações caíram de todos os principais parceiros comerciais, com as importações caindo 12% do Canadá e do México e as importações da Indonésia caindo 18%. As importações totais de móveis de madeira para o ano estavam à frente de 2023 em 7% até novembro.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO