Voltar

Notícias

19
jan
2025
(GERAL)
Tufts University cria adesivo de seda que pode ser usado em madeira

A solução de seda cria rapidamente fibras com alta resistência à tração e pegajosidade, segurando objetos com mais de 80 vezes seu próprio peso sob várias condições.

O professor Fiorenzo Omenetto e o assistente de pesquisa Marco Lo Presti e sua equipe no Silklab criam invenções baseadas em seda que são inspiradas pela natureza, como seda de vários insetos e plantas. A equipe criou colas subaquáticas, revestimentos comestíveis para estender a vida útil dos alimentos e até mesmo material absorvente de luz para painéis solares. Sua nova invenção é um adesivo que pode ser usado em vários materiais, como projetos baseados em madeira.

O adesivo de seda foi criado a partir de casulos de mariposa que são fervidos em solução e quebrados em proteínas chamadas fibroína. A solução de fibroína de seda pode ser extrudada por meio de agulhas para formar um fluxo que se solidifica em uma fibra quando exposta ao ar. O adesivo pode suportar até 80 vezes seu peso, conforme demonstrado pelos pesquisadores com vários testes - um casulo, um parafuso de aço, um tubo de laboratório flutuando na água, um bisturi parcialmente enterrado na areia e um bloco de madeira foram mantidos a uma distância de cerca de doze centímetros.

A descoberta ocorreu puramente por acidente. "Eu estava trabalhando em um projeto para fazer adesivos extremamente fortes usando fibroína de seda e, enquanto limpava meus objetos de vidro com acetona, notei um material semelhante a uma teia se formando no fundo do vidro", diz Presti.

Os pesquisadores então aprimoraram a solução com quitosana, um derivado de exoesqueletos de insetos que deu às fibras até 200 vezes mais resistência à tração, e tampão de borato, que aumentou sua adesividade em 18 vezes.

"Soluções de fibroína de seda podem lentamente formar um estado semissólido quando expostas a solventes orgânicos como acetona, mas a presença de dopamina, que é usada na fabricação dos adesivos, permitiu que o processo de solidificação ocorresse quase imediatamente", diz Omenetto. "Quando a lavagem com solvente orgânico foi misturada rapidamente, a solução de seda rapidamente criou fibras com alta resistência à tração e pegajosidade."
Foto por: Tufts University

"Nossos fabricantes estão desenvolvendo o projeto para ser usado em um sentido comercial", diz Omenetto. "Esta seda pode ser usada em indústrias de manufatura como marcenaria, pois a seda já provou funcionar como uma cola."

Com um pouco de engenharia dos fabricantes da Tufts, a inovação pode melhorar uma variedade de aplicações tecnológicas.

Por Dakota Smith

Fonte: Woodworking.net

Jooble Neuvoo