Notícias
A melhora econômica nos Estados Unidos continuará em 2025, dizem os executivos de compras e gestão de suprimentos do país na Previsão de Planejamento da Cadeia de Suprimentos do ISM de dezembro de 2024, anteriormente conhecida como Previsão Econômica Semestral.
Essas notícias positivas são verdadeiras para a indústria de fabricação de produtos de madeira e a indústria de fabricação de móveis.
As receitas, segundo o relatório, devem aumentar em 17 das 18 indústrias de manufatura. As despesas de capital devem aumentar em 5,2% no setor de manufatura (após um aumento de 5,6% em 2024).
Em 2025, espera-se que o emprego cresça 0,8% na manufatura. Após o crescimento projetado na manufatura no primeiro semestre do ano, o crescimento no segundo semestre deve acelerar na manufatura.
Essas projeções são parte da previsão emitida pelos painelistas da Pesquisa de Negócios do Institute for Supply Management (ISM). A previsão foi divulgada hoje por Timothy R. Fiore, CPSM, C.P.M, Presidente do Comitê de Pesquisa de Negócios de Manufatura do ISM, e por Steve Miller, CPSM, CSCP, Presidente do Comitê de Pesquisa de Negócios de Serviços do ISM.
Abaixo está uma versão editada do relatório divulgado.
Resumo de fabricação
As expectativas para 2025 são positivas, já que 60% dos entrevistados esperam que as receitas sejam maiores em 2025 do que em 2024. O painel de executivos de compras e suprimentos espera um aumento líquido de 4,2% nas receitas gerais para 2025, em comparação com um aumento de 0,8 ponto percentual relatado para 2024. Dezesseis das 18 indústrias de manufatura esperam melhoria na receita em 2025, listadas em ordem do maior para o menor aumento projetado: Computadores e produtos eletrônicos; Máquinas; Equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes; Alimentos, bebidas e produtos de tabaco; Produtos de petróleo e carvão; Equipamentos de transporte; Fabricação diversa; Produtos de papel; Metais primários; Plásticos e produtos de borracha; Produtos químicos; Produtos minerais não metálicos; Produtos de madeira; Impressão e atividades de suporte relacionadas; Móveis e produtos relacionados; e Produtos de metal fabricados.
"Os executivos de compras e suprimentos da indústria esperam ver um crescimento geral em 2025. Eles estão otimistas sobre as perspectivas gerais de negócios para o primeiro semestre de 2025 e mais animados sobre um crescimento mais rápido no segundo semestre. De acordo com o ISM® Report On Business, a indústria cresceu por 28 meses consecutivos de junho de 2020 a setembro de 2022, permaneceu inalterada em outubro e caiu em contração em novembro de 2022. O índice permaneceu em contração desde então, exceto por uma leitura de 50,3% em março de 2024. Os entrevistados esperam que a pressão sobre os preços das matérias-primas diminua em 2025 e veem as margens de lucro do primeiro semestre de 2025 melhorando em relação ao segundo semestre de 2024. Os salários e o emprego continuarão a crescer. Os fabricantes também preveem crescimento nas exportações e importações em 2025", disse Fiore.
No setor de manufatura, os entrevistados relatam que as empresas operam a 82,3% da capacidade normal, queda de 0,5 ponto percentual em relação aos 82,8% relatados em maio de 2024. Executivos de compras e suprimentos preveem que as despesas de capital aumentarão ano a ano em 5,2% em 2025, em comparação com um aumento de 5,6% relatado para 2024. Os fabricantes esperam que o emprego no setor cresça 0,8 ponto percentual em 2025 em relação aos níveis de dezembro de 2024, enquanto os custos de mão de obra e benefícios devem aumentar em média 3,3%. Os entrevistados também esperam que o dólar americano se fortaleça em relação às moedas de sete grandes parceiros comerciais em 2025.
O Business Survey Panel prevê que os preços pagos por matérias-primas aumentarão 3% durante os primeiros cinco meses do ano, com um aumento geral de 3% em 2025. Isso equivale a um aumento relatado de 3% nos preços das matérias-primas em 2024.
Taxa operacional
Manufatura
Executivos de compras e suprimentos de manufatura relatam que suas empresas estão operando atualmente a 82,3% da capacidade normal. Este é um aumento de 0,5 ponto percentual quando comparado a maio de 2024 (82,8%) e uma redução quando comparado a dezembro de 2023 (83%). Os sete setores a seguir — listados em ordem — estão operando na taxa média de 82,3% ou acima dela: Produtos de petróleo e carvão; Produtos de papel; Produtos de informática e eletrônicos; Produtos alimentícios, bebidas e tabaco; Produtos de madeira; Produtos químicos; e Manufatura diversa.
Capacidade de produção
Fabricação
A capacidade de produção na fabricação aumentou 1,7 por cento em 2024, já que 28 por cento dos executivos de compras e suprimentos relataram um aumento médio de capacidade de 10,6 por cento, 12 por cento relataram uma redução média de 9,7 por cento e 60 por cento não relataram nenhuma mudança. Isso se compara a um aumento previsto na capacidade de produção de 2 em maio de 2024.
Por Larry Adams
Fonte: Woodworking.net