Notícias
De acordo com a China as importações de toras e madeira serrada diminuíram drasticamente entre janeiro e setembro de 2024.
As importações de toras da China da UE caíram 37%, para 3,616 milhões de metros cúbicos, entre janeiro e setembro de 2024. As importações de toras da Alemanha, Polônia, França, Dinamarca e República Tcheca caíram mais rapidamente. Em contraste, as importações de toras da China da Latívia e da Eslováquia aumentaram 19% e 38%, respectivamente.
As importações de madeira serrada da China dos estados membros da UE caíram 22%, para 1,788 milhão de metros cúbicos, entre janeiro e setembro de 2024.
As importações de madeira serrada da China dos principais carregadores da UE, Finlândia, Alemanha e Suécia caíram drasticamente, resultando na diminuição geral do total de importações de madeira serrada da UE.
Em contraste, as importações de toras da Romênia pela China aumentaram 10% entre janeiro e setembro de 2024.
Vale a pena notar que as importações de toras da China dos EUA e do Canadá aumentaram 4% e 24%, respectivamente, entre janeiro e setembro de 2024, o que compensou o declínio nas importações de toras dos estados membros da UE.
Desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, as exportações de madeira de muitos Estados-Membros europeus têm sido afetadas.
O declínio da demanda por madeira na China é outro fator que levou ao declínio das importações. Registou-se também uma redução da produção interna de madeira na UE, nomeadamente na Alemanha.
Fonte: ITTO/Remade