Notícias
Os dados mais atualizados sobre o setor florestal do Brasil estão disponíveis agora em uma publicação digital interativa, lançada no dia 21, pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
O “Florestas do Brasil: dados e estatísticas 2024” foi produzido pelo Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF) e reúne dados referentes ao período de 2018 a 2023, como as ações de conservação, manejo sustentável, ensino e pesquisa, os conceitos fundamentais da gestão florestal brasileira, bem como as principais frentes de atuação do SFB.
Na edição deste ano do “Florestas do Brasil: dados e estatísticas 2024”, o novo formato permite ao leitor explorar cada informação mais detalhadamente a partir de links para o conteúdo original e completo do SNIF ou da fonte utilizada. A navegação é intuitiva, por meio de menus e tópicos, e é possível fazer o download dos materiais visuais, como mapas, figuras e até mesmo dos dados.
A versão digital pode ser acessada por diferentes dispositivos, com conteúdo responsivo que se adapta à tela do leitor. Além disso, é possível fazer a instalação da aplicação web, que inclui um ícone na área de trabalho do dispositivo, garantindo uso e acesso aos dados offline.
“Com quase 60% do nosso território coberto por florestas, o setor florestal é estratégico para o desenvolvimento do País. Disponibilizar dados atualizados sobre a temática é fundamental”, destacou o diretor de Fomento Florestal do SFB, André Aquino.
O lançamento ocorreu durante a abertura da “Oficina de Construção da Estratégia do Sistema Nacional de Informações Florestais – SNIF”, que está sendo realizada nesta quinta e sexta-feiras, na sede do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em Brasília.
Também participaram do evento o diretor substituto do SFB, Marcus Vinicius Alves, o coordenador de Operações do IICA, Christian Fischer, e o coordenador da área de Melhor Ambiente da Organização das Nações para Alimentação e Agricultura (FAO), Tiago Rocha.
O evento e a publicação contaram com o apoio do Projeto “Informações Florestais”, executado em parceria com o IICA, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Programa de Investimento Florestal (FIP) do Fundos de Investimento Climático (CIF). A realização da Oficina conta também com apoio do AIM4Forests, da FAO.
Fonte: Forest News