Voltar

Notícias

03
nov
2024
(INTERNACIONAL)
A escassez de terras dificulta o crescimento da indústria de bambu, diz Johari

O principal obstáculo no desenvolvimento da indústria de bambu da Malásia é a disponibilidade de terras, disse o Ministro de Plantações e Commodities, Datuk Seri Johari Abdul Ghani. - Foto cortesia do Departamento de Informação

O principal obstáculo no desenvolvimento da indústria de bambu da Malásia é a disponibilidade de terras, disse o Ministro de Plantações e Commodities, Datuk Seri Johari Abdul Ghani.

Ele disse que o tamanho da terra disponível criou dificuldades no estabelecimento de um setor de bambu comercial sustentável para o país.

Ele disse que pelo menos 2.000 hectares eram necessários para atender à demanda do mercado ou implementar o
conceito de cultivo comercial de bambu.

"Obter terras para o plantio de bambu é desafiador devido à disponibilidade limitada dos governos estaduais",
ele disse.

"Em comparação, o óleo de palma tem 5,7 milhões de hectares e a borracha tem 1,1 milhão de hectares, enquanto o bambu tem apenas 4.000 hectares. Essa disparidade dificulta o desenvolvimento industrial tanto a montante quanto a jusante."
Johari disse isso em resposta à pergunta complementar de Bakri Jamaluddin (PN-Tangga Batu) durante o período de perguntas do ministro no Dewan Rakyat .

Johari disse que a indústria de bambu da Malásia gerou apenas RM13,7 bilhões em exportações na última década, com RM20,7 milhões gerados no ano passado.

"Importamos bambu no ano passado para indústrias a jusante, incluindo 528 empresas de artesanato, sete empresas de móveis, três empresas têxteis e 17 empresas de construção, pois nosso suprimento local ainda é insuficiente."

Datuk Seri Dr Wee Jeck Seng (BN-Tanjong Piai) perguntou se o ministério havia discutido o cultivo de bambu com os governos estaduais.

Johari respondeu que muitos governos estaduais não estavam preparados para alocar terras para cultivo de bambu.

Apesar dos incentivos, ele disse, muitos preferem alocar terras para o cultivo de óleo de palma devido ao seu ecossistema estabelecido, cadeia de valor abrangente e grande valor de exportação que excede RM100 bilhões. "No entanto, o governo de Sarawak alocou recentemente 3.339 hectares para o cultivo de bambu.

"Este processo começou, mas também enfrentamos desafios. Explorar florestas levanta preocupações com desmatamento, potencialmente reduzindo a cobertura florestal para menos de 50 por cento."

Johari disse que os proprietários de terras de borracha e óleo de palma estavam relutantes em alocar terras para o cultivo de bambu.

No entanto, ele afirmou o compromisso do ministério em persuadir os proprietários de terras sobre os futuros benefícios do cultivo de bambu.
 

Anteriormente, Bakri perguntou sobre o progresso feito pela indústria de bambu do país para atingir as metas do Plano de Ação de Desenvolvimento da Indústria de Bambu da Malásia 2021-2030.

Johari disse que, de acordo com o Bamboo Global Market Report 2024, a indústria global de bambu,foi avaliada em US$ 70,6 bilhões no ano passado e deve crescer para quase US$ 100 bilhões até 2028.

"Esse aumento na demanda é impulsionado por fatores como diversas aplicações de produtos de bambu, incluindo seu potencial como um recurso sustentável.
 

Fonte: https://www.nst.com.my/

Neuvoo Jooble

Notícias em destaque