Notícias
Milhares de funcionários nas indústrias florestais a montante e a jusante foram demitidos devido à lenta demanda internacional por produtos de compensado e ao A Associação de Titulares de Concessões Florestais da Indonésia (APHI) diz que são necessários incentivos políticos para evitar que a situação atual continue.
De acordo com dados da APHI, no primeiro semestre de 2024, 2.400 funcionários que trabalhavam em empresas de Permissão de Negócios de Utilização Florestal – Florestas Naturais (PBPH-HA) foram demitidos e outros 125 foram mandados para casa. Demissões também ocorreram na indústria de processamento de compensado. Foi relatado que 6.250 pessoas que trabalhavam em três grupos da indústria de madeira compensada foram demitidas.
O vice-presidente de Florestas Naturais da APHI, Dr. David, explicou que o mercado continua lento após a pandemia de COVID-19 e devido a conflitos geopolíticos . "O enfraquecimento da demanda por compensado no mercado global impactou a indústria de processamento e o PBPH upstream, os fornecedores de matérias-primas", disse ele em 17 de setembro.
Ele acrescentou que, devido ao lento comércio de exportação de madeira compensada, há um estoque de 913.000 m³ de toras de florestas naturais de 35 PBPHs que a indústria não absorveu. "Muitos PBPHs estão tendo dificuldade em operar porque nenhuma indústria está comprando a madeira que produzem, enquanto os custos estão ficando mais altos devido a vários fatores, como os preços dos combustíveis", disse ele.
Atualmente, apenas 94 das 247 unidades PBPH-HA estão em produção. A produção de madeira roliça PBPH-HA também é descrita como deficiente. Em agosto de 2024, foi registrado em apenas 2,21 milhões de metros cúbicos, ou 39% da projeção de produção anual de 5,58 milhões de metros cúbicos.
O Dr. David propôs vários incentivos políticos para reviver a indústria florestal e evitar demissões de funcionários. Uma delas é a ampliação da gama de produtos de madeira processada que podem ser exportados.
Ele também propôs que, para estimular a indústria de processamento e aumentar a absorção da produção de madeira, o governo deveria abrir as portas para a exportação de produtos de madeira serrada para explorar oportunidades de marketing no exterior.
"As exportações de madeira serrada aumentarão a demanda por madeira do PBPH, ao mesmo tempo em que agregarão valor à indústria de madeira processada", disse ele.
Fonte: ITTO/Remade