Notícias
A Greenply Industries, uma das principais empresas do setor de painéis de madeira do país, tem como objetivo fortalecer sua ação de plantação em diferentes estados, incluindo Nagaland, Bengala Ocidental e Gujarat, para garantir o fornecimento ininterrupto de matéria-prima para suas unidades de produção em todo o país.
A ação de restauração ecológica e plantação da empresa, conhecida como projeto Green Rise, começou no país em 2014 e agora está espalhada por 52.983 acres de terra, onde mais de 42 milhões de mudas foram plantadas até agora.
J K Jain, vice-presidente de projetos da Greenply, disse à TOI: "Nossa meta é plantar 50 milhões de mudas até 2025, trazendo mais de 60.000 acres de terra para nossa iniciativa verde. Estabelecemos a meta de nos tornarmos uma empresa de desperdício zero e estamos optando pela gestão de águas residuais em nossas fábricas no país. A madeira constitui cerca de 70% das matérias-primas necessárias para a fabricação de nossos produtos. Portanto, estamos promovendo o plantio em terras marginais e degradadas para obtenção de matérias-primas, bem como a conservação de recursos naturais."
Ao manter a prática de silvicultura ecológica da empresa, ela envolveu comunidades locais para manter e nutrir árvores por cinco anos antes de serem cortadas para uso em unidades de fabricação de compensado. "Se cortarmos um lakh de árvores, garantimos que haja três ou quatro lakh de árvores ainda de pé", disse Jain.
Na vila de Tizit, no distrito de Mon, em Nagaland, mais de 15 mudas foram plantadas em mais de 3.300 acres de terra. "Em Nagaland, iniciamos a campanha de plantação em 2014. Embora tenhamos plantado algumas plantas locais, como eucalipto, nim e khokan, também desenvolvemos algumas espécies em consulta com o Rain Forest Research Institute. Incentivamos a plantação em larga escala dessas espécies que podem ser usadas para a fabricação de nossos produtos. Nossa empresa obteve a Certificação de Gestão Florestal do Forest Stewardship Council para a unidade de plantação em Nagaland. Cerca de 7.475 agricultores locais fazem parte do projeto", disse Jain.
Além de Nagaland, a Greenply também está realizando suas campanhas de plantação em Kriparampur, em South 24 Parganas, em Bengala Ocidental, Baripada, em Odisha, e Bamanbore, em Gujarat.
A Greenply está chegando com outro projeto de plantação em uma futura unidade de MDF de fibra de média densidade em Vadodara.
(O escritor foi à fábrica da Greenply em Tizit, Nagaland, a pedido da empresa)
Fonte: https://timesofindia.indiatimes.com/business