Notícias
Após cinco altas consecutivas em 2024, as exportações brasileiras de móveis e colchões experimentaram a primeira queda na variação mês a mês na passagem de maio para junho, quando foram exportados US$ 58,3 milhões em produtos, culminando num recuo de 14,8% frente aos resultados recordes do mês anterior.
Esse declínio, contudo, não atrapalhou o desempenho positivo da atividade no primeiro semestre de 2024, que ficou 0,5% acima do observado durante o mesmo período no ano passado.
Além disso, o resultado no sexto mês do ano foi também suficiente para minimizar a queda acumulada nos últimos 12 meses (devido à performance instável da atividade em 2023), caindo de -5,3% até maio de 2024 para -3,3% até junho, aproximando-se da estabilidade.
As informações são apresentadas pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) a partir de levantamento realizado pelo IEMI com exclusividade para o Projeto Setorial Brazilian Furniture, idealizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Analistas do setor apontam que, apesar dos desafios pontuais, as perspectivas para o segundo semestre são de recuperação. A diversificação dos produtos exportados e o foco contínuo em mercados estratégicos estão entre os fatores que contribuem para essa visão mais otimista.
“Com a estabilização observada nos últimos meses, espera-se uma consolidação efetiva da retomada do ano. Isso, desde que as condições de mercado continuem a favorecer a exportação brasileira. As empresas do setor deverão, portanto, manter o foco na inovação, na gestão sustentável, no design e na qualidade para garantir a competitividade internacional, especialmente em um ambiente econômico global que permanece incerto diante da inflação, de variações cambiais, conflitos internacionais e importantes corridas eleitorais”, fala o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz.
Para impulsionar ainda mais essas relações comerciais, além da participação nas feiras mais importantes do calendário moveleiro mundial e ações como o Projeto Comprador, que promove rodadas de negócios entre indústrias nacionais e compradores estrangeiros no Brasil, a Abimóvel e a ApexBrasil organizam também Missões Comerciais em mercados-chave para o setor moveleiro nacional, levando marcas brasileiras para negociarem diretamente nos países desses compradores.
Entre os dias 20 e 22 de agosto de 2024, o Brazilian Furniture segue para a Missão Comercial Oriente Médio, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A ação será uma oportunidade estratégica para as indústrias brasileiras penetrarem de forma ainda mais robusta neste mercado, reunindo compradores de diversos países da região, que é uma das que mais cresce globalmente.
Fonte: Forest News