Voltar

Notícias

14
ago
2024
(EVENTOS)
UEMS institui comissão para levar curso de silvicultura a Ribas do Rio Pardo

Curso tem como objetivo gerar novos profissionais para o desenvolvimento da celulose em MS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) instituiu comissão para estudar a viabilidade de criar um curso de silvicultura tecnológica em Ribas do Rio Pardo, a 98 km de Campo Grande. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (08).

A comissão deverá encaminhar à Pró Reitoria de Ensino o relatório dos estudos realizados, inclusive financeiros, para a implantação do curso tecnológico. Os responsáveis pelo estudo já foram definidos pela instituição que dá o prazo de 60 dias para a conclusão do trabalho, porém o mesmo poderá ser prorrogado caso seja devidamente justificado.

O curso já foi implementado em Água Clara no mês de março com a previsão de durar dois anos. Em agosto de 2023, ele foi aprovado pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMS). Pelo MEC (Ministério da Educação), o título de tecnólogo é reconhecido como uma qualificação de nível superior, com diferença de ser um curso de menor duração e focado na prática profissional.

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho comenta que a instituição está participando ativamente através de parcerias para a criação da rota da celulose.  "É um motivo de muito empenho, muito orgulho, uma alegria muito grande participar desse momento junto com estas empresas e o Governo do Estado no sentido de ampliar a atuação da universidade em projetos estratégicos, não só do Mato Grosso do Sul, mas do nosso País", destaca.

Ciência voltada ao aprendizado das maneiras naturais e artificiais de restaurar e melhorar o povoamento nas florestas, a graduação de silvicultura pela UEMS tem uma grade composta de disciplinas, como biologia celular, ecologia florestal, matemática e física aplicadas à silvicultura.

Assim como em Água Clara, a possível oferta dele em Ribas do Rio Pardo tem como finalidade a formação de novos profissionais em área estratégica para o desenvolvimento da celulose no Estado. A Suzano, que é considerada a principal fábrica de celulose do País, atualmente tem dois mil trabalhadores envolvidos no cultivo de eucalipto. A UEMS atua em parceria com as empresas pelos cursos, foi assim em Água Claro, com a MS Florestal, e trata do tema em Ribas com a Suzano.

Neste ano, o Governo do Estado entregou oficialmente a  licença de funcionamento e operação da unidade recém inaugurada em Ribas do Rio Pardo. A unidade instalada na cidade tem capacidade para produzir 2.5 milhões de toneladas de celulose. Dona de outra operação em Três Lagoas, a empresa produz 10,9 milhões de toneladas ao ano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Por Jéssica Fernandes

Fonte: - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Neuvoo Jooble