Voltar

Notícias

13
ago
2024
(TECNOLOGIA)
Técnicas de biotecnologia impulsionam qualidade das florestas

“Por meio da gestão ambientalmente rigorosa, garantimos a sustentabilidade"

O uso de biotecnologia pela Melhoramentos tem melhorado a saúde das florestas e acelerado o crescimento das árvores. Aproximadamente 80% das mudas são clonadas, o que eleva a qualidade das fibras de celulose usadas em embalagens e papel tissue. A empresa maneja eucalipto e pinus e preserva a flora e fauna nativas em mais de 6 mil hectares na Fazenda Levantina, em Camanducaia (MG). Seu viveiro em Caieiras (SP) produz cerca de 1,3 milhão de mudas de eucalipto anualmente, com rígidos controles ambientais garantindo a qualidade das mudas de várias espécies de Eucalyptus e Pinus.

Thomas Meyer, diretor Florestal da Melhoramentos, destaca que a clonagem de árvores oferece benefícios significativos, como a seleção e replicação das melhores árvores em termos de crescimento, alvura e resistência climática, resultando em florestas mais saudáveis e colheitas melhores. Essa técnica também facilita o planejamento do plantio, a escolha de adubos e defensivos, devido ao comportamento mais previsível das árvores. A Melhoramentos usava o método seminal desde 1948, mas adotou a clonagem em 2008. Desde 2011, possui o certificado FSC (Forest Stewardship Council), que assegura práticas de gestão florestal responsável e equilíbrio entre interesses econômicos, sociais e ambientais.

“Por meio da gestão ambientalmente rigorosa, garantimos a sustentabilidade do processo desde a produção da muda, do plantio, até a colheita da madeira e a produção da fibra, estabelecendo, assim, um equilíbrio entre as florestas produtivas, o meio ambiente e as comunidades de entorno, assegurando a certificação FSC 100%. Isso possibilita que as áreas de conservação sejam mantidas muito além das exigências legais”, destaca o Meyer.

Fonte: Agrolink - Leonardo Gottems

Neuvoo Jooble