Notícias
A aplicação foi feita durante o Comitê Florestal - #COFO27, que aconteceu em Roma, e conta com o apoio de mais de 10 países.
No âmbito do Comitê Florestal (COFO 27), realizado na sede da FAO em Roma (Itália), o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Irrigação anunciou que o Peru se candidatou para sediar o XVI Congresso Florestal Mundial a ser realizado em 2027.
A candidatura do Peru, como país anfitrião, demonstrou o compromisso do país com o cumprimento das políticas de desenvolvimento sustentável, a promoção das energias renováveis, bem como a gestão sustentável do património florestal e da vida selvagem, em favor dos peruanos e do planeta.
Ao sediar o maior encontro florestal do planeta, o Peru teria a oportunidade de mostrar práticas exemplares na gestão sustentável das florestas e o seu compromisso com a proteção ambiental. O compromisso do Peru com a sustentabilidade reflete-se nas suas políticas e programas inovadores para a gestão florestal e a conservação da diversidade biológica.
Da mesma forma, a candidatura é reforçada pelo fato de o Peru ser um líder continental na cooperação internacional e na organização de eventos de grande magnitude e importância global, como a Cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), a Conferência de as Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, nos Jogos Desportivos Pan-Americanos e na Assembleia Anual do Banco Mundial e do FMI.
Os congressos florestais mundiais são realizados aproximadamente uma vez a cada seis anos. O primeiro Congresso foi realizado na Itália em 1926. Estes fóruns permitem a troca de opiniões e experiências sobre questões relacionadas com florestas e silvicultura que resultam em recomendações aplicáveis a nível nacional, regional e global. Estes espaços de diálogo proporcionam uma oportunidade de obter uma visão geral do sector florestal, a fim de discernir tendências, adaptar políticas, sensibilizar os órgãos de decisão e influenciar a opinião pública.
O intercâmbio de conhecimentos no sector florestal e deste sector com outros sectores beneficia todos os países. A divulgação dos avanços científicos e técnicos, bem como os contactos profissionais promovidos por estas conferências, contribuem para uma melhor compreensão global do sector. Acrescente-se que o país anfitrião recebe apoio técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Peru, país florestal
O Peru é um país de florestas. Os mais de 73 milhões de hectares de florestas amazônicas, secas, andinas e outros ecossistemas florestais que cobrem quase 60% do território nacional demonstram isso. Não à toa, o Peru ocupa o quarto lugar no mundo em extensão de floresta tropical, o segundo lugar na América do Sul e o nono em todo o planeta. Além disso, a Amazônia peruana abriga 3,6 milhões de pessoas, incluindo mais de 50 povos indígenas e populações indígenas isoladas em contato inicial.
Por outro lado, a sua localização privilegiada na costa ocidental da América do Sul, próxima da Linha do Equador; e a sua topografia variada fazem com que alberge uma diversidade biológica muito elevada. O que chama a atenção é a grande quantidade de espécies florestais madeireiras e não madeireiras que podem ser utilizadas de forma sustentável em benefício da população.
Fonte: https://www.gob.pe/