Notícias
O presidente da Associação da Indústria de Móveis e Artesanato da Indonésia (HIMKI), Abdul Sobur, destacou que o mercado interno está sendo inundado com produtos importados de móveis . De acordo com a análise da HIMKI, no primeiro trimestre de 2024, as importações de produtos de móveis aumentaram 29% ano a ano , para IDR 2,07 trilhões.
Os produtos de móveis importados da China contribuíram mais (84%), seguidos pelo Vietnã (3%), Malásia (2%) e EUA 2%.
Outros remetentes significativos de itens de alto valor incluíram Itália, Alemanha, Cingapura, Taiwan POC, Coréia do Sul e Japão.
Sobur disse que os indonésios estão comprando móveis inteligentes simples e baratos e sugeriu que o governo deveria aumentar o Nível de Componente de Fonte Doméstica (TKDN) para produtos de móveis .
TKDN representa o valor do uso de bens ou serviços provenientes de dentro do país. Essa política visa promover a economia da Indonésia, apoiando as indústrias locais e reduzindo a dependência do público de produtos importados. O TKDN é um dos instrumentos do governo para desenvolver as indústrias domésticas e promover o uso de produtos locais.
Fonte: ITTO/Remade