Notícias
Três mercados continentais que compreendem Ásia, Europa e África são os principais destinos de exportação de madeira de Gana e , juntos, representaram 89% (77.406 m³) do volume total de exportação de produtos de madeira nos primeiros quatro meses de 2024 (86.755 m³) contra 91% (89.661 m³) registrados no mesmo período de 2023, de acordo com dados da Indústria Divisão de Desenvolvimento (TIDD).
A Ásia continuou como o principal destino de mercado de Gana, rendendo ao país 21,33 milhões de euros com a exportação de 54.738 m³ durante o período de janeiro a abril de 2024. Isso mostra que houve quedas de 9% no valor das exportações e uma queda de 10% nos volumes de exportação em comparação com os 23,51 milhões de euros das exportações de 60.971 m³ no período de janeiro a abril de 2023. As exportações de produtos para a Ásia incluíam madeira serrada seca ao ar e em estufa, toras de teca, compensado, molduras, tarugos e folheado fatiado . Os principais mercados incluíram Índia e Vietnã.
A Europa foi responsável por 13.616 (16%) do volume total de exportação de produtos de madeira no período em análise, com um valor de exportação correspondente de 8,15 milhões de euros. Os números mostraram uma queda de 21% em valor e uma diminuição de 16% em volume quando comparados aos 10,37 milhões de euros de 16.194 m ³ registrados durante janeiro-abril de 2023.
O mercado europeu manteve a sua posição como o mais atractivo em termos de preços para madeira serrada, contraplacado , boules e briquetes. Os principais países europeus que negociaram com Gana durante o período foram Alemanha, Bélgica, Reino Unido e Espanha.
As importações de produtos de madeira de países africanos de Gana incluíram madeira serrada seca a ar e em estufa, madeira compensada (por mar e terra para os mercados regionais ) e folheados rotativos e fatiados . Essas exportações renderam a Gana 3,83 milhões de euros do volume total de 9.052 m³ embarcados durante o período de janeiro a abril de 2024.
A participação da África nas exportações de produtos de madeira foi consumida em grande parte pelos países da CEDEAO , incluindo Senegal, Nigéria, Gâmbia, Burkina Faso, Serra Leoa e Togo. A sub-região da CEDEAO contribuiu com 2,70 milhões de euros de 6.980 m ³ do total das exportações africanas de produtos de madeira . Egito, Marrocos, Benin, África do Sul e Moçambique foram os principais mercados não pertencentes à CEDEAO para os produtos de madeira de Gana.
As principais espécies exportadas incluíram teca, wawa, eucalipto, ceiba e denya, entre outras.
Fonte: ITTO/Remade