Notícias
O desenvolvimento da indústria de pisos de madeira na China é basicamente estável. De acordo com estatísticas da Associação Nacional da Indústria de Produtos Florestais da China (CNFPIA), as vendas totais de pavimentos de madeira por empresas com um rendimento anual igual ou superior a 20 milhões de RMB em 2023 foram de cerca de 322 milhões de metros quadrados, uma queda de cerca de 9% em relação ao ano anterior.
Do total de vendas, as vendas de pisos laminados de madeira foram de 142 milhões de metros quadrados, representando 44% do total nacional. As vendas de pisos compostos de madeira maciça totalizaram 120 milhões de metros quadrados, representando 37%, as vendas de pisos de madeira maciça foram de 30 milhões de metros quadrados, representando 9%, as vendas de pisos de bambu chegaram a 25 milhões de metros quadrados, representando 8%. e as vendas de outros pisos somaram 5 milhões de metros quadrados, representando 2% do total nacional.
A indústria de pisos de madeira da China mostrou uma tendência de desenvolvimento constante de 2010 a 2023 e o volume de vendas de pisos de madeira subiu para o máximo de 425 milhões de metros quadrados em 2019 e caiu para o mínimo de 322 milhões de metros quadrados em 2023.
O volume de vendas de pisos de madeira laminada e de madeira maciça experimentou uma tendência de queda acentuada, mas as vendas de pisos compostos de madeira maciça aumentaram de forma constante e as vendas de pisos de bambu permaneceram estáveis. Atualmente, existem mais de 93 padrões nacionais e padrões da indústria intimamente relacionados aos pisos de madeira, abrangendo métodos de teste de produtos, segurança e proteção ambiental, serviços e instalações de apoio, equipamentos e matérias-primas, classificação e avaliação.
Atualmente, a mecanização, a automatização e a digitalização pelas empresas coexistem, mas o seu desenvolvimento é desequilibrado nas diferentes regiões e nas diferentes empresas. A indústria de pisos de madeira está mudando de uma orientação orientada para o produto para uma orientação baseada na inovação e nos dados.
Muitas empresas de pavimentos de madeira criaram centros tecnológicos, centros de I&D ou institutos de investigação, conduzindo investigação e desenvolvimento principalmente em torno de métodos inovadores de ligação de pavimentos, substratos inovadores ou materiais de decoração de superfície, otimizando a estrutura do produto, melhorando o desempenho do produto e enriquecendo as funções do produto.
O número de patentes de invenção autorizadas na indústria de pisos de madeira atingiu 514 em 2023. Novos produtos, como pisos de madeira maciça para aquecimento de pisos, pisos compostos de madeira maciça folheados de papel impregnados, pisos de plástico de madeira de pedra, pisos de bambu reconstituído, pisos laminados à prova de umidade são popular nos mercados interno e externo.
Dificuldades existentes na indústria de pisos de madeira
• Com o aumento dos custos laborais e a homogeneização dos produtos, é difícil sair do mercado médio e baixo de pavimentos de madeira.
• Com o aumento do protecionismo no comércio externo e a evolução da procura no mercado interno, os pavimentos de madeira da China enfrentam uma situação de declínio da vantagem competitiva e da vantagem da marca.
• Devido à concorrência feroz e à falta de inovação da própria indústria de pavimentos de madeira, a quota global do mercado de materiais de pavimentação no país e no estrangeiro está a enfrentar uma crise de declínio.
• As vendas de pavimentos de madeira estão a tornar-se cada vez mais difíceis, uma vez que os produtos e serviços não satisfazem eficazmente a procura do mercado. A necessidade urgente é mudar do produto orientado para a experiência do usuário, a implementação da demanda orientada, "pode permitir que os consumidores no uso de produtos ou serviços sejam atendidos" como o padrão para a transformação e atualização empresarial.
Fonte: ITTO/Remade