Voltar

Notícias

06
jul
2024
(INTERNACIONAL)
29,31 milhões de euros provenientes das exportações de produtos de madeira

De acordo com um relatório da Divisão de Desenvolvimento da Indústria da Madeira (TIDD), o Gana faturou 29,31 milhões de euros com a exportação de produtos de madeira primária, secundária e terciária, que totalizaram 64.141 milhões de euros nos primeiros três meses de 2024. Decepcionantemente, os volumes e valores de exportação do primeiro trimestre de 2024 caíram cerca de 13% cada um em comparação com o mesmo período de 2023.

A tabela acima mostra que, ano a ano, o volume e o valor de todos os produtos caíram no primeiro trimestre deste ano. Embora tenha havido um enfraquecimento da demanda, outro motivo citado foi a indisponibilidade de matérias-primas para a produção e o impacto das quedas de energia na produção.

De acordo com o relatório da TIDD, os produtos primários contribuíram com 16,52 milhões de euros (56%) do valor total das exportações entre janeiro e março de 2024, cerca da mesma percentagem do mesmo período de 2023. Os produtos primários foram madeira serrada, toras de teca, tarugos, bochas, kindling e rolo.

Os produtos secundários de madeira ficaram em segundo lugar, com uma participação de 39% no valor exportado. Esses produtos incluíam compensados, folheados e briquetes. Os produtos terciários compreendiam molduras e cavilhas. A Arábia Saudita foi o principal importador de compensado de Gana.

Os mercados asiáticos mantiveram sua posição como o principal destino das exportações de produtos de madeira de Gana no primeiro trimestre deste ano. Gana ganhou 15,79 milhões de euros com a exportação de 40.149 milhões de euros de produtos de madeira para os mercados asiáticos. Este desempenho foi melhor do que no mesmo período do ano passado, quando as exportações para os mercados asiáticos também contribuíram com 17,84 milhões de euros. Os principais mercados na Ásia foram Índia, Vietnã e China.

O mercado europeu foi o segundo maior destino de exportação de Gana, mas respondeu por apenas cerca de 20% das receitas de exportação do primeiro trimestre de 2024, em comparação com os 24% registrados no primeiro trimestre de 2023. Os principais mercados europeus para Gana foram Bélgica, Alemanha, Reino Unido, França e Dinamarca.

Os produtos enviados para o mercado da UE incluíam madeira serrada, lâminas, boules, contraplacado e molduras transformadas produzidas a partir de eucalipto, papao/apa, dahoma, kako/ ekki, chenchen, niangon, sapele, odum, guarea, asanfina/anigre, koto/kyere e ananta.

Os mercados regionais africanos ficaram em terceiro lugar, com a maioria sendo enviada para os países membros da CEDEAO (Burkina Faso, Togo, Níger, Mali, Senegal, Benim, Nigéria e Serra Leoa). Os principais produtos enviados para os mercados regionais foram madeira serrada seca a ar e em forno, lâminas e compensados.

Fonte: ITTO/Remade

Jooble Neuvoo