Notícias
As importações de madeira tropical serrada dos EUA aumentaram 13% em abril. Ganhos notáveis foram obtidos nas importações do Brasil (aumento de 35%), Camarões (aumento de 125%) e Gana (aumento de 120%). As importações da Malásia e da Costa do Marfim caíram substancialmente durante o mês.
As importações de Ipê, Mogno e Virola obtiveram ganhos consideráveis em abril e estão bem à frente do volume do ano passado até agora. As importações de Keruing caíram 67% em abril e caíram 39% no acumulado do ano. Com 15.897 metros cúbicos, as importações do mês foram 3% menores que em abril anterior, mas ainda assim volume suficiente para se manter à frente no ano até agora. As importações totais até abril aumentaram 2% em relação ao ano passado.
As importações do Canadá de madeira tropical serrada caíram 7% em Abril, mas ainda foram 40% superiores às de Abril de 2023. As importações do Congo (antiga Brazzaville) mais do que triplicaram em Abril e aumentaram 182% no ano até agora. As importações dos EUA para o Canadá caíram 22% no mês e caíram 55% no ano até abril. As importações totais para o Canadá estão 19% acima do ano passado.
Importações de compensado de madeira nobre dos EUA aumentaram
O volume das importações de contraplacado de madeira nobre dos EUA aumentou 4% em Abril, uma vez que as importações da Indonésia permaneceram fortes. Os 240.719 metros cúbicos importados em abril foram 50% superiores ao volume de abril passado. No entanto, o valor em dólares das importações caiu 6% em Abril, para 138 milhões de dólares, contra 146 milhões de dólares em Março.
As importações da Indonésia aumentaram 56% em volume no acumulado do ano, após terem aumentado 1% em abril, enquanto as importações da Malásia aumentaram 11% no mês e estão à frente de 147% no ano até agora. As importações do Vietname também estão bem à frente do ano passado, aumentando 163%, apesar de uma queda de 17% em Abril. As importações totais de compensados de madeira dura aumentaram 63% em relação ao ano passado até abril.
Camarões aumenta sua participação no mercado de folheados de madeira tropical dos EUAAs importações de folheados de madeira tropical dos EUA continuaram a recuperar em Abril, aumentando 13% em relação ao mês anterior. Apesar do ganho, o total de abril foi 17% inferior ao de abril de 2023. As importações da Itália continuaram a cair, caindo 25% em abril e 82% em comparação com os primeiros quatro meses do ano. Por outro lado, as importações provenientes dos Camarões continuam a crescer.
No ano até agora, as importações dos Camarões cresceram 88% em relação ao ano passado, enquanto as importações de todos os outros principais parceiros comerciais diminuíram. A tendência acelerou em Abril, quando as importações dos Camarões aumentaram 81% em relação ao mês anterior. Em Abril, os Camarões forneceram aos EUA mais de quatro vezes mais folheados de madeira tropical do que qualquer outro país. As importações totais de folheados de madeira tropical caíram 18% em relação ao ano passado até abril.
Importação de painéis de piso com tendência de alta - tendência de queda de pisos de madeira
As importações de pavimentos de madeira nos EUA mais do que devolveram o ganho de Março, caindo 15% em Abril, enquanto as importações do Brasil caíram quase 50% e as importações do Vietname regressaram aos níveis normais após uma bonança de um mês em Março. Um ganho nas importações do principal comerciante, a Indonésia, compensou parte do défice, aumentando 28% em relação ao mês anterior, enquanto as importações da Malásia recuperaram a fraqueza dos últimos meses.
Apesar da melhoria, as importações da Malásia caíram 70% em relação ao ano passado até Abril, enquanto as importações da Indonésia diminuíram 46% durante o mesmo período. As importações totais de pisos de madeira caíram 21% neste ano em relação a 2023.
As importações de painéis montados para pisos aumentaram 7% em abril. O aumento foi ajudado por um aumento de 41% nas importações da Indonésia, bem como por ganhos nas importações do Brasil e de outros países não vistos como grandes fornecedores. As importações da maioria dos principais países fornecedores diminuíram em Abril, com exceção da Indonésia, o que é exatamente o oposto da tendência do ano até agora.
Apesar de terem caído mais de 10% em Abril, as importações da Tailândia aumentaram 210% no ano até agora, as importações do Vietname aumentaram 80% e as importações do Canadá aumentaram 44%. E apesar do aumento em Abril, as importações provenientes da Indonésia ainda estão 43% atrás do ano passado até Abril. As importações totais de painéis de piso montados aumentaram 32% em relação ao ano passado nos primeiros quatro meses do ano.
Importação de molduras cai
As importações de molduras de madeira nobre dos EUA terminaram a sua subida em Abril, caindo 9% em relação ao mês anterior. Apesar da queda, as importações foram 18% superiores em comparação com abril de 2023. As importações caíram entre todos os principais parceiros comerciais, com as importações da Malásia caindo 20%, as importações da China caindo 15% e as importações do Brasil caindo 22%.
As importações de cada uma destas fontes caíram acentuadamente no ano até agora, enquanto as importações do Canadá (que permaneceram estáveis em Abril) aumentaram 7% no acumulado do ano. As importações totais de moldagem de madeira nobre estão 17% à frente do ano passado até abril.
Importações de móveis de madeira dos EUA caem novamente
As importações de móveis de madeira dos EUA caíram pelo segundo mês consecutivo em abril, caindo 6% em relação ao mês anterior. No valor de 1,57 mil milhões de dólares, as importações foram 2% inferiores às do passado mês de Abril – a primeira vez que este ano as importações mensais ficaram abaixo das do ano anterior.
Um declínio de 12% nas importações do Vietname é responsável pela maior parte do défice, uma vez que as importações de quase todos os outros países registaram um movimento inferior a 5% em qualquer sentido. As importações do México caíram apenas 1% em abril, mas agora caíram mais de 10% no ano até agora. As importações totais aumentaram 7% em relação ao ano passado até abril.
Quanto ao mercado geral de móveis, Smith Leonard relata que os novos pedidos aumentaram 2% em março de 2024 em comparação com março de 2023, continuando a sequência de nove dos últimos 10 meses com crescimento geral de pedidos em relação ao ano anterior. Os novos pedidos para março ficaram estáveis em comparação com fevereiro. No acumulado do ano até março de 2024, os novos pedidos aumentaram 5% em comparação com 2023.
No entanto, as remessas em março de 2024 caíram 17% em relação a março de 2023, e também 4% em relação a fevereiro de 2024. No acumulado do ano até março de 2024, as remessas caíram 12% em comparação com 2023.
Os estoques e os níveis de funcionários estão novamente materialmente em linha com os últimos meses, mas abaixo de 2023, indicando que as empresas de móveis ajustaram substancialmente os níveis para corresponder às operações atuais.
Fonte: ITTO/Remade