Notícias
De acordo com dados da Divisão de Desenvolvimento da Indústria de Madeira (TIDD) da Comissão Florestal, os volumes de exportação de produtos de madeira de Gana no primeiro trimestre de 2024 caíram quase 14% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Verificou-se uma diminuição correspondente das receitas de exportação.
O declínio deveu-se principalmente à queda nas exportações de toras de teca, madeira serrada e compensado. Em contrapartida, houve um aumento nos volumes e nos ganhos de exportação de folheados rotativos.
Os principais produtos de exportação no primeiro trimestre de 2024 foram madeira serrada seca ao ar e em estufa, tarugos e compensados para o mercado regional. As exportações destes produtos totalizaram 55.803 milhões de euros (24,22 milhões de euros), representando 87% do volume total exportado e 84% dos valores totais exportados.
A madeira serrada a ar e seca em estufa representou 68% dos volumes totais de exportação no primeiro trimestre de 2024, com um valor correspondente de 19,83 milhões de euros. Os principais mercados para a madeira serrada foram a Índia e o Vietnã e as espécies preferidas incluíram teca, denya, papo, wawa, cedrela e mogno.
Fonte: ITTO/Remade