Notícias
Uma semente pouco conhecida, mas que há séculos tem sido utilizada pelos povos originários, a sucupira entrou para o rol de alimentos com diversas propriedades, utilizada como anti-inflamatório e para melhor circulação sanguínea.
O médico cardiologista Antonio Cascelli explica o que tem de especial na semente e como ela pode ser utilizada. “A sucupira tem sido uma joia da biodiversidade brasileira e objeto de muitos estudos devido à suas propriedades medicinais que são muito conhecidas e muito utilizadas na medicina popular brasileira por séculos”, introduz o médico.
Saúde cardiovascular
De acordo com o cardiologista, a planta esconde em suas sementes e cascas alguns óleos e compostos que são verdadeiros aliados na saúde vascular.
Entre as doenças que esses compostos ajudam a prevenir, estão a trombose venosa profunda e a embolia pulmonar. Além disso, estudos mostram resultados promissores em relação ao controle da pressão arterial.
“Entre esses compostos, destacam-se os flavonoides, saponinas e fitoesteróis, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Essas propriedades são cruciais pois combatem o estresse oxidativo e a inflamação, dois fatores que estão na raiz de muitas doenças circulatórias, incluindo a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura”, explica.
“Outro aspecto relevante da sucupira dentro do contexto circulatório é que ela pode contribuir para diminuir a dor, o desconforto associado à má circulação nas pernas. Através da sua ação anti-inflamatória, ela pode ter um efeito analgésico aliviando sintomas como varizes, sensação de pernas inquietas, cansaço no final do dia e inchaço nos tornozelos”, ressalta Dr. Antonio.
Chá da semente de sucupira
O médico ainda ensina, em seu canal do youtube, a fazer receitas para utilização da sucupira na promoção do bem-estar. Entre elas, está seu chá.
Ingredientes:
• 1 a 2 sementes de sucupira;
• 1 pedaço de aproximadamente 2 cm de gengibre fresco;
• 1 pau de canela;
• Mel a gosto (opcional).
Preparo
• Triture as sementes de sucupira para facilitar a liberação de seus compostos ativos durante a infusão.
• Ferva 1 litro de água e adicione as sementes trituradas, o pedaço de gengibre (que pode ser cortado ou ralado para intensificar seu sabor e propriedades) e o pau de canela.
• Deixe a mistura ferver em fogo baixo por 10 a 15 minutos, permitindo que os sabores e propriedades se infundam na água.
• Coe o chá e, se desejar, adicione mel para adoçar, ajustando de acordo com sua preferência pessoal.
Consumo
Beba uma xícara deste chá 2 a 3 vezes ao dia para aproveitar seus benefícios circulatórios e anti-inflamatórios.
Beatriz Nunes
Fonte: https://ndmais.com.br