Notícias
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o projeto da companhia e concedeu autorização para implantação de malha ferroviária entre os municípios de Três Lagoas e Aparecida do Taboado
Na última semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou um projeto da Eldorado Brasil Celulose e autorizou a construção de uma malha ferroviária da empresa entre os municípios de Três Lagoas e Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, além da desapropriação de áreas na região.
O objetivo da fabricante de celulose é viabilizar o transporte da celulose produzida em Três Lagoas (MS) até o porto de Santos, em São Paulo, para exportação, utilizando o transporte ferroviário.
A decisão foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União, no dia 10 de abril, em resposta à solicitação da Eldorado, que busca estabelecer uma conexão ferroviária até Aparecida do Taboado (MS) para acessar a malha-norte e chegar ao porto de Santos de forma mais ágil.
No documento, o Governo Federal declarou a utilidade pública dos bens imóveis localizados na área destinada à implantação do ramal ferroviário da Eldorado, permitindo à empresa utilizar medidas de caráter de urgência para a desapropriação necessária.
O investimento na malha ferroviária entre Três Lagoas (MS) e Aparecida do Taboado (MS) representa um avanço nos esforços da companhia no modal ferroviário.
Em 2023, a Eldorado inaugurou um terminal especializado em celulose no porto de Santos (SP) e anunciou o projeto para a construção da linha férrea que ligará Três Lagoas ao porto de Santos, que terá 90 km de extensão e contará com cerca de R$ 900 milhões em recursos privados.
Fonte: Portal Celulose