Voltar

Notícias

09
abr
2024
(GERAL)
Fiscais ambientais fazem capacitação sobre madeira em fábrica no Pará

Curso é organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS)

Na quinta-feira, 4/4, a fábrica da CRAS Madeira, localizada no distrito de Icoaraci (Belém-PA), recebeu fiscais ambientais que participam do “Treinamento em identificação anatômica de madeiras”, organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS).

O grupo formado por cerca de 20 fiscais ambientais realizou atividades práticas na serraria para identificação dos diferentes tipos de madeira, incluindo a capacitação para utilizar equipamentos de extração de amostras de toras e de madeira serrada.
O treinamento prático é fundamental para aprimorar o conhecimento técnico e desenvolver as habilidades necessárias para desempenhar as funções de fiscalização com eficiência. A capacitação permitirá realizar inspeções mais precisas em empresas madeireiras, garantindo o cumprimento das regulamentações ambientais e promovendo o combate ao comércio ilegal de madeira.

“Receber os fiscais ambientais na nossa fábrica e contribuir para o importante trabalho realizado por eles, nos enche de satisfação e reforça o nosso compromisso com a transparência e a sustentabilidade, em uma atividade de cooperação com o poder público. Aqui, cada etapa da produção é cuidadosamente monitorada e certificada, desde a origem da matéria-prima até a entrega ao consumidor final", comentou Rodrigo Chitarelli, diretor presidente da CRAS Brasil.

No caso da CRAS Madeira, a indústria é certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council) e todas as operações são monitoradas pelo órgão de controle e fiscalização como IBAMA e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). O produto final conta com a certificação de cadeia de custódia, que garante que a matéria-prima vem de florestas certificadas ou de origem controlada e que a extração é realizada por um empreendimento florestal também certificado. Todo o percurso da madeira é rastreado até chegar ao consumidor, controlando toda a cadeia produtiva.

O uso da madeira responsável é bom para a manutenção da floresta em pé, pois combate o desflorestamento. O Manejo Florestal Sustentável em Florestas Públicas Federais e Estaduais é autorizado pelo IBAMA e pela SEMAS, respectivamente, que determinam e autorizam quais indivíduos arbóreos poderão ser manejados e, normalmente, são selecionados os mais antigos, com o objetivo de abrir espaço e facilitar o desenvolvimento dos mais novos. “Essa prática segue o conceito sustentável de manejo de impacto reduzido, reunindo princípios de conservação que asseguram sua renovação e manutenção, baseado em três princípios essenciais do mundo atual: ser ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável”, comentou Marcelo Araújo de Oliveira, engenheiro florestal da CRAS Madeira.

Curso organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS)

Sobre a CRAS Brasil

Fundada em 2011, a CRAS BRASIL atua na originação, industrialização e comercialização de commodities agrícolas: agronegócio (processamento de amendoim), madeiras beneficiadas e certificadas e trading (soja, milho, glicerina). Atualmente, possui quatro unidades de negócios: CRAS Agro, CRAS Madeira, CRAS Energia e CRAS Trading.

A CRAS Agro é líder brasileira na exportação de óleo de amendoim e possui destacada participação na venda de farelo de amendoim para nutrição animal no mercado interno, além de atuar com farelo e óleo de soja. A CRAS Madeira opera com madeiras provenientes de manejo sustentável e certificadas FSC®, exportando e comercializando no varejo nacional diversas espécies, como: Ipê, Garapa, Tauari, Itaúba, Jatobá, Maçaranduba. A CRAS Brasil ainda possui unidades de energia e venda de glicerina bruta, refinada e sebo bovino.

Sua matriz está localizada em Petrópolis (RJ) e possui empresas nas cidades de São Paulo (SP), Itaju (SP), Belém (PA), Cascavel (PR), Rio Verde (GO), Pequim (China) e Miami (FL, EUA). A loja da CRAS Madeira voltada para o varejo e o centro de distribuição nacional estão localizados em Itaipava (RJ).

Paulo Mathias Neto (GWA)
paulo@gwa.com.br
(11) 96915-4316

Fonte: gwa.com.br

Jooble Neuvoo