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Após um ciclo adverso para o comércio exterior, com as exportações brasileiras de móveis e colchões fechando 2023 com uma queda de 11,4% em valores exportados na comparação com 2022, o novo ano começou apontando caminhos mais promissores para o mobiliário brasileiro no mercado internacional. Mês tradicionalmente de menor atividade na área, foi registrado em janeiro de 2024 um montante de US$ 48,9 milhões em valores exportados pela indústria brasileira no setor, valor que embora represente um recuo de 20,4% em relação ao mês anterior, é 8,2% superior ao exportado no mesmo período do ano passado.
A variação positiva na comparação entre iguais meses em 2023 e 2024 sugere que a indústria brasileira de móveis tenha começado este ano num ritmo mais intenso do que no ano anterior, trazendo perspectivas mais favoráveis para as exportações neste novo ciclo.
Os detalhes dessa dinâmica são revelados na Conjuntura de Móveis, estudo desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para a ABIMÓVEL (Associação Brasileiro das Indústrias do Mobiliário), trazendo o panorama tanto da produção e das vendas no mercado interno, como das exportações e importações no setor.
Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL, comentou sobre o cenário: “Apesar dos obstáculos observados nos mercados interno e externo, estamos vendo sinais de recuperação nas exportações, sendo esta uma atividade essencial para o fortalecimento da indústria de móveis brasileira e do nosso posicionamento no mercado global. Temos de fato observado que as empresas vêm entendendo cada vez mais a importância da internacionalização, buscando adaptar suas operações e abrir novos mercados com o apoio de projetos como o Brazilian Furniture, desenvolvido pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil”.
Para a diretora-executiva da entidade, Cândida Cervieri, os números refletem os desafios globais, mas também o potencial da indústria brasileira do mobiliário. “Enquanto nossas empresas focam em inovação, sustentabilidade e no design integrado à indústria para incrementar a competitividade e vencer obstáculos, seguimos na busca por encontrar meios para tornar esses processos cada vez mais práticos e efetivos, bem como por novas oportunidades de networking e exportação, organizando rodadas de negócios e promovendo a presença das marcas, designers e dos produtos brasileiros nos maiores eventos do setor no mundo”, explica ela.
Cândida complementa: “Apenas neste ano já oportunizamos a presença de dezenas de compradores internacionais em feiras no Brasil, bem como levamos nossas marcas para grandes eventos internacionais, como na Alemanha e no México, enquanto nos preparamos para embarcarmos para a Itália em abril e para os Estados Unidos em maio, entre tantas outras ações programadas”.
A indústria brasileira de móveis e colchões enfrenta, portanto, um momento de transição, marcado tanto por desafios quanto por oportunidades. Nesse cenário, as estratégias de adaptação e busca por novos mercados parecem ser cruciais para a recuperação do setor, com iniciativas como o Projeto Setorial Brazilian Furniture sendo estratégicas para levar a marca do móvel brasileiro cada vez mais longe.
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
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Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com
Fonte: Abimóvel