Voltar

Notícias

18
mar
2024
(TECNOLOGIA)
Drone: o novo aliado da indústria florestal no combate às plantas daninhas

O drone é o mais novo aliado da indústria florestal que faz a identificação e mapeamento dos focos de infestação de daninhas

Agricultura 4.0 é a evolução do conceito de Agricultura de Precisão, com intervenções direcionadas e eficientes no campo agrícola a partir de dados coletados através de tecnologias avançadas e interligadas, promovendo sustentabilidade econômica, ambiental e social, bem como uma maior rentabilidade ao produtor rural. O drone, sem dúvidas, é o expoente desta nova realidade dos processos produtivos do agronegócio.

Uma área que está investindo bastante na utilização do sistema de aplicação aérea remotamente pilotado é a indústria florestal que sofre com uma cultura já estabelecida; as plantas daninhas que precisam ser eliminadas antes do plantio florestal.

O drone faz a identificação e mapeamento dos focos de infestação de daninhas em grande áreas destinadas ao reflorestamento com velocidade, precisão e mais economia na aplicação dos herbicidas.

“Trabalhamos em dois estágios; primeiro fazemos uma vistoria aérea para se certificar de que determinada área está vulnerável para a proliferação de ervas daninhas e na sequência fazemos o trabalho de pulverização aérea sem desperdício de insumos”, explica Adryan Luan Siedeliski, consultor da ALS – Agro pulverização com Drone.

Outro fator que levou a indústria florestal a investir na utilização de drones é a menor exposição do trabalhador ao produto e uma segurança ambiental mais eficaz que vai ao encontro da Agricultura 4.0.

A ALS – Agro Pulverização com Drone já atua com eficiência na utilização de multirotores no controle de pragas no segmento agrícola.

“A aplicação possui um efeito residual bastante resistente e mesmo que chova nos dias subsequentes o herbicida continuará a agir no local impedindo o alastramento das plantas daninhas”, finaliza o profissional.

Fonte: ALS – Agro Pulverização com Drone

Neuvoo Jooble