Notícias
Fotos: Ascom Arapiraca
A beleza e o colorido da Eucalyptus deglupta, uma majestosa árvore conhecida como eucalipto arco-íris, em breve, estarão disponíveis no Viveiro Municipal Fiscal José Raimundo, localizado no Centro Administrativo de Arapiraca.
A obra-prima da Natureza já começou a ser cultivada no viveiro, conforme revela o engenheiro-florestal Antônio Fernandes.
Ele conta que recebeu as sementes de um amigo que reside no estado de Santa Catarina. “Esse tipo de espécie não existe aqui no Nordeste. Com o apoio do servidor Eduardo e da equipe do Viveiro Municipal, iniciamos a produção das mudas para doações em um futuro bem próximo”, acrescenta Fernandes.
O eucalipto arco-íris tem um tronco alto que apresenta cores variadas quando sofre um processo multicolorido com o passar do tempo. Ele vai se descascando e deixando todas as cores à mostra, e a tonalidade vai mudando de forma gradativa, surgindo uma cor esverdeada, passando para o azul, amarelo, roxo, alaranjado e marrom”, explica o engenheiro-florestal.
No sul do Brasil, o eucalipto arco-íris chega a ter uma altura de 70 metros em seu habitat nativo. Aqui em Arapiraca, acreditamos que deve chegar a 30 metros ou mais”, acrescenta.
Reconhecimento internacional
As ações de sustentabilidade, desenvolvidas pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, com o plantio de mudas nativas ou não do bioma do Agreste do Estado de Alagoas, recebeu o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Arbor Day Foundation, que concederam à Arapiraca o selo Tree Cities devido às políticas públicas de arborização urbana no ano de 2023.
Arapiraca é o 21º município do Brasil, o 1º município alagoano e o 4º da região Nordeste a receber a certificação, estando ao lado das capitais Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Recife (PE).
Entre as ações realizadas pelo município arapiraquense, destacam-se: o Arapiraca Verde, iniciado em 2021 junto ao Viveiro Municipal Fiscal José Raimundo, responsável pelo plantio direto de 25 mil árvores; o Arborômetro, ferramenta que contabiliza o saldo de árvores plantas e suprimidas, e que atua como banco de dados para controle da diversidade de espécies; fitossanidade em árvores de logradouros e espaços públicos; e Programas de Educação Ambiental com escolas das redes pública e privada do município.
Para o ano de 2024, estão sendo planejados diversas atividades de âmbito sustentável, a exemplo do Programa Renasce, de recuperação de nascentes urbanas e suas respectivas matas ciliares e o Censo Arbóreo, para contabilizar todas as árvores em espaços públicos por diversidade de espécies.
Recentemente, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, nomeou a Área de Preservação Ambiental do Bairro Olho D’água dos Cazuzinhas como APA Jurema, espécie que compõe a flora da região em que o município arapiraquense está inserido.
“Esse, com certeza, é um selo que significa muito para o nosso município. A cidade de Arapiraca leva o nome de uma importante árvore do nosso bioma, a Caatinga, e nada mais junto do que fortalecer não só essa espécie, mas também as demais que fazem parte dele. Somos o 1º município do Estado de Alagoas a receber o Tree Cities, é uma responsabilidade imensa e isso mostra a força do nosso trabalho para tornar Arapiraca uma cidade sustentável, que disponha de qualidade de vida verde e seja exemplo para as demais”, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira.
Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)
Fonte: https://www.ufes.br/